sábado, 5 de setembro de 2009

Philips BR585 - Uma bela Restauração




Olá Amigos;

Eis aqui um excelente receptor. Esse Philips (BR585A), acredito, seja o melhor receptor de rádio do inicio década de 50 tido como "O Rei dos Noveleiros".
Possui 6 faixas de onda, algumas ampliadas e um Audio fantástico para um receptor de 5 valvulas.
Seus grandes problemas são:
1) As Malditas molinhas por onde passa o cordonete do dial, que originalmente, ao invés de ser de nylon era de aço. Péssimo para colocar no lugar...um terror dos técnicos do passado. Esse rádio não foi diferente. O "Téco" anterior retirou as molinhas e mudou o variavel de posição, levando-o até próximo do volante principal. Um péssimo serviço o que fazia com que o ponjteiro não atingisse os extremos do dial.
As molinhas originais foram pro inferno com certeza. Bem, como não pretendi evocar o "compadre capetão" para solicitar as ditas molinhas guias de volta, resolvi tornear uns guias de nylon... Acho que xinguei tanto que o próprio capetão tapou os ouvidos...pois diversas tentativas resultaram em diversos erros, material e tempo perdido. Mas, como dizem, se ainda não deu certo é porque não chegou ao final, pois no fim tudo da certo.(Será?)

1) Esse problema foi resolvido e, para os que querem por essas cordinhas no lugar, recomendo, retire o painel com o falante, fica mais fácil. São duas cordinhas, então prepare-se, você vai xingar em todos os idiomas e mais um pouco, pois até ela rodar certo, essa "cordinha" remonta, torce, escapa... Aprendi que em francês basta acrescentar Sale a frente de qualquer palavra...isso significa Sujo...um ótimo xingamento em Francês...hehehe e leve, seus filhos e esposa não precisaram tapar os ouvidos. Outra dica: Nesses rádios eu uso uma linha de nylon 120(tipo para pesca). Raramente desliza e remonta e é muito mais dificil arrebentar.

2) Esse rádio usa uns capacitores que PQP, #*@#!$%¨*, por que será que uma fábrica tão boa como a Philips usava essas *#$@!??? Tem um capacitorzinho que fica num lugar tão $#@!*%$#, que, sem frescura, você leva meia hora para substituí-lo. E saibam, nenhum capacitor da Philips dessa época presta. Muitas vezes no capacímetro o maledeto está perfeito, mas quando entra o RF, ele altera rapidinho...é de ficar louco!!!!!

3) Acredito piamente que na linha de montagem de toda caixa Philips(na época produzida pelas Móveis Pastori), havia um funcionário encarregado de colocar um casalzinho de cupins. Coisa rara ver um rádio dessa época que não esteja comido...esse não foi diferente...Precisamos(na época contava com o Tio Tony aqui), introduzir um fundo novo, sem retirar o caquilho original..foi coisa de louco.
Mas, como diz um ditado caipira, quem gosta de moleza deve tomar sopa de algodão, esse foi mais um rádio que saiu daqui em tempo bem expandido...foram mais de 8 meses...
Nos Knobs, usei parafusos Alen. Fica muito melhor que os de fenda.

Restauração 100% e caixa espelhada, com verniz PU.

Ufa!!! Preciso de férias....

Officina do Rádio Antigo.
(16)3412-6692
officinadoradio@gmail.com

Nenhum comentário: