quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Radio de Madeira Nacional.





Ola Amigos;
Faz tempo que não coloco uma restauração "cabeluda" por aqui....pois esta foi e bem espinhosa também.
Tratava-se de um rádio Bel, fabricação Nacional, de meados dos Anos 40 da passada Centuria(século passado para os íntimos).
Esse rádio veio bem devorado por cupins. O dono me disse, muito gentilmente, que havia acabado com os cupins vivos..Pois bem - EU ACREDITEI!!!! Havia pontos ocos na caixa e resolvi que não daria para disfarçar nada, o negócio seria abrir a madeira e ver o prejuízo causado por essas feras... Bem...não só os cupins ainda estavam lá como havia uma Rainha, bem gordinha e botando ovos aos borbotões. Caso os amigos não saibam, abro um parenteses sobre cupins: Essa terrível praga que deixa de roer madeira no mato para furar nossos lindos rádios têm diversos ciclos. Saem dos ninhos, ou cupinzeiros, ganham asas(sim, são pragas aladas) e voam para encontrar e formar uma nova colônia. Uma fêmea comum de cupim põe uma ou duas centenas de ovos por dia. Já uma RAINHA põe nada mais nada menos entre 2000 à 7000 ovos por dia. Saibam os senhores, as senhoras e as mocihas que lêem esse modesto blog que os cupins são muito organizados. Têm, assim como numa colméia, os peões, operários e demais postos. Com a morte da RAINHA, outra é eleita e assume o papel de "botar cupim no mundo". Aquele pozinho que vemos no chão e achamos - Oh, acho que este móvel está "pegando" cupim, que aquele pozinho é o cocô do cupim....ou seja, eles comem nossos rádios e fazem cocô no nosso chão...
Bem eu não chamei o Chapolin Colorado, mas estudei tudo sobre essas pragas. Qualquer veneno, QUANDO ATINGE TODOS OS CUPINS são eficazes, mas o dificil é isso. Atingir as praguinhas que estão dentro do ovo então, nem pensar.
Descobri um veneno realmente eficaz e, no prazo de 30 dias, não cupim sobre pedra, ou sob(abaixo) da madeira...hehehe Tem que ser em estufa.
Bom, esse rádio foi usado massa polyester Branca, de alta resistencia. Vejam no outro Post o rádio pronto...

Officina do Rádio Antigo.
(16)3412-6692
officinadoradio@gmail.com

Nenhum comentário: