terça-feira, 9 de junho de 2009

Radio do Fusca Oval - 1955






Olá Amigos;
De vez em quando, eu me apaixono por uma recuperação...verdade!!! Não se trata de Narcizismo sobre o meu trabalho, mas pela esperança do resultado... E esse rádio foi assim. Veio todo desmontado, com o eixo da sintonia torcido, muita ferrugem e um detalhe curioso.

Para quem não conhece(como eu não conhecia), este é o rádio do Fusca Oval 1955...bastante raro hoje em dia....

Na Ultima foto está o módulo de sintonia desse rádio. Esse módulo substitui o capacitor variável convencional pois trata-se de um engenhoso sistema de permeabilidade variável, mais eficiente e mais "firme" na sintonia.

Acontece que a caixa metálica desse rádio é toda furadinha e, aqueles insetinhos que os Antigos chamam de João de Barro, adora entrar por esses furinhos e entupir os furos das 3 bobinas com barro na esperança, assim como todo brasileiro, de ter sua casa própria... Para o inseto deve ser bom, mas para o rádio, uma catástrofe, pois, além de emperrar todo o sistema de sintonia, destrói o corpo da bobina.

Bem, com esse não foi diferente. a bobina se escangalhou de tal forma que saía junto com o pequeno êmbolo do variavel. O trabalho foi desmontar TODO o módulo, tira-lo do rádio e com uma lupa iluminada ir trabalhando na recuperação da própria forma da bobina...um trabalho de 3 dias e uma certa dor de cabeça.
Após recuperar a bobina e remontar no módulo, fotos 4 e 3, o resto foi fácil... zinquei as tampas, pintei o "miolo" do rádio, cromei novamente a máscara frontal e, outra coisa que foi complicada fazer, foi o eixo da sintonia pois o original, ao aquecer e forçar para ir ao lugar, rompeu-se em 3 partes. Mas as fotos 1 e 2 mostram o heróico rádio de um heróico Fusca Oval de 1955 que, com o rádio, deve receber placas pretas facil, facil....

Gostou??? Mande seu rádio de automóvel antigo para a gente... Nosso endereço é:

Officina do Rádio Antigo
Rua Conselheiro João Alfredo, No. 213 - Jardim Paraíso - São Carlos - SP CEP 13561-110

No final de semana tem Tio Piluca, não perca!!!!!

Officina do Rádio Antigo.
(16)3412-6692
officinadoradio@gmail.com

Nenhum comentário: