segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Radio RCA Q34

Ainda, hora e meia na Officina, não me animei a consertar um amplificador que está no meu pé.... Meu Deus, que calor fez hoje....
Bem, amigos, aqui está mais um herói, cujo dono teve a paciência de Jó em aguardar... Lá em baixo, entre outros post antigos, vocês verão que este rádio já me tirou o sono com problemas na madeira....
eu nunca tinha visto um pepino desses... Ao chegar, esse rádio tinha cupim. Tranquilo, foi para a estufa com veneno, voltou e retiramos os casquilhos antigos para colar os novos....
Aí começaram os problemas. Se você colava hoje, amanhã estavam soltos. Produzimos um sistema de secagem....deu certo, colar, colou bem...mas todos os dias, parecia que a madeira transpirava alguma coisa....quando isso parou, comecei o acabamento, pintura, seladora, verniz...tudo lindo no dia...após algumas horas, tudo enrugado, solto, feio....

Bem, moro próximo a USP... com um amigo que aposentou este ano de lá, fomos olhar o que acontecia com a madeira....Meninos eu Vi..... os corpinhos dos cupins em decomposição, junto com Silicone liquido que passaram neste rádio, criou um tipo de reagente que fazia a madeira transpirar.... o que fazer? Uma caixa nova??? Não existe marcineiro vivo que faça uma caixa dessas....
Montei um sistema de secagem de madeira com ultrassom, agitando e aquecendo as moléculas....coisa de louco....
Com um termometro digital mira laser, teve dia da madeira do rádio chegar a 500 graus....
Assim foram sucessivas seções.... até que um dia, achei que estava bom...retirei os casquilhos que havia colado meses antes e colei novos... iniciei o processo de acabamento...tudo andou bem sem Bardhall...heheheh Meu medo fora o verniz após a aplicação da logo-marca, pois era aí que tudo reagia.... ao envernizar desta vez, tudo ficou lindo como deveria.....
Marquei o dia para od ono vir buscar e ele veio... Acreditem...no dia, até às 14:00 horas o radio estava funcionando perfeitamente bem.... fui almoçar e, ao voltar, todas as faixas funcionavam, exceto as Ondas Médias..... conversei com o Eduardo, cliente super-bacana que entendeu e marcamos a retirada para o domingo....
Achei dois maledetos capacitores cerâmicos em curto, substitui, montei e tudo deu certinho...no dimngo, às 9:30 da manhã o radio foi entregue....
Perdi duas festas de aniversário(sábado e domingo), mas o dono do rádio, gostou do resultado final... e eu, ainda mais, pois ganhei experiência com madeiras com cupim......coisa de louco....








Aí está, Senhora e Senhores, o que o resultado da soma entre a paciência do cliente e a dedicação deste humilde(nem tanto...hehehe) Restaurador podem fazer. Foram quase 2 anos de dedicação e trabalhos constantes. A Madeira clara é Marfin e a Escura, Imbuia. A Logo-Marca RCA foi recriada aqui. Ainda não tive tempo de trabalhar num NIpper de reposição... aliás...alguém sabe quem é o Nipper????
Quem responder em nosso email até o dia 12 de Dezembro, vai ganhar um CD com musicas Antigas de nossa Radio Web.
O resultado do sorteio será no nosso programa ao vivo, que estréia no sábado, dia 12 de Dembro, às 22:00 horas.....
Officina do Rádio Antigo.
(16)3412-6692
officinadoradio@gmail.com

2 comentários:

Eduardo disse...

Orra, meu. Não tinha visto ainda seu trabalho, só conversamos por mail. Fico até com vergonha de dizer que restauro algumas coisas...

Falta ainda o DeWalt. Vamos ver como fica. Mas depois do capelinha ali abaixo tenho certeza de que vai voltar ao resplendor de como nasceu.

Abrações

Eduardo (EDUGIG)

Hapi disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....