terça-feira, 9 de março de 2010

Radio Mercury 1946

Meninos.... que saudade da nossa Rádio Web Saudade....heheheheheh

Mas em breve ela estará de volta e ainda melhorada.....

Bem, vamos ao que interessa: Rádios, Rádio Rádios e + Rádios.

Desta vez eu restaurei um Rádio de automovel, Zenith, usado nos veiculos Ford e Mercury em 1946...

Do ultimo cliente, já que restaurei dois rádios, ganhei a foto do automovel...vejam que auto lindo:



Pois bem, minhas Nêgas, um dia eu compro um carro desses....hehehe e a Dona Catraca me expulsa de vez de casa....heheheheheh

Bom, nosso assunto é rádio e vamos lá: o desse carro aí de cima foi bico, já que desenvolvi o "vibrador eletronico" com poucos componentes e, esse, será um segredo de Estado até que a patente seja dada, isso lá pelo ano de 3622......, desse rádio troquei os capacitores, pintei as tampas, desfiz uma meia duzia de cacas que o antigo "ténico" fez e ele ficou, como dizia um amigo meu: G G - Jóinha, Jóinha....heheheheh, mesmo sendo de polaridade invertida, pois caso os moçoilos casadoiros não saibam, a Ford inventou por alguns anos, de inverter a polaridade da bateria, sendo o positivo levado à carcaça do automovel....sabe-se Deus o porque.....heheheheh

Mas vamos falar do desafio que enfrentei...vejam a foto abaixo:


Era isso aí o rádio e mais a lata da volta, o frontal enferrujado e o mecanismo da sintonia automatica. O dono, quando solicitou o serviço, pediu um amplificador mais potente, stéreo, funcionamento com MP4 e mais a bendita sintonia automatica...
 Confesso que, ao ver a draga desmontada, minha vontade foi remete-la de volta e um formal pedido de desculpas, falando da coluna do velhinho aqui, da alta do Euro, da baixa do Dollar ou até dizendo que estaria fora de cogitação ressucitar um treco desses....mas sou teimoso e "tomo" muitas vezes por isso....
O primeiro e gigantesco desafio, restaurar o módulo de sintonia...estava assim:



Esse treco era 6 volts, o embolo estava destruído, as engrenagens rustidas, o eixo gasto, o solenóide podre... e mais outras delícias....mas o dono, na época disse a palavra mágica que adoro ouvir: "Eu não tenho pressa, quero que fique novo!!!" e eu e meu enorme bocão, assumimos o compromisso de deixar esse treco zero km... o mecanismo me deixou louco por meses.... o meu assitente só me via trabalhando neste treco por horas a fio, imaginava:
- O Senhor Indalécio pirou de vez......
Garanto que 99% das vezes que ele indagava sobre minha sanidade, até eu duvidava....heheheh
Depois de 3 meses exlusivamente neste mecanismo o mesmo ficou assim:


Outro Ângulo:


Foi feito embuchamento de tudo, as engrenagens foram "completadas" e "re-entalhadas" uma a uma....o embolo do solenóide foi preenchido e lixado até ficar na mesma espessura em toda a sua estrutura... o solenóide foi re-boninado para 12V....As bobinas foram secas, ressoldadas e banhadas com verniz em alta temperatura...
O Chassis foi parcialmente demontado:

  
Mantive algumas ligações e deixei para tirar as FI´s para tratamento depois do banho quimico na banheira de ultra-som.... isso me garantiu 1 dia a menos de trabalho....heheheh
Bem, o rádio previamente montado, ficou assim:


A unica coisa que não gostei do meu trabalho foi ter de mudar a posição do tranformador de energia, mas, para que pudesse gerar a tensão de +B que eu precisava, os 12 Volts puro para o amplificador e etc, o menino teve de ser calculado para ser grande e, dessa forma, foi a unica com que ele coube no chassis.... A placa que você vêm contarnando o transformador é do amplificador moderno, com um Integrado TDA 2010.... o que gostei foi do som do MP4, cheio, com grave contornado...e, com volume zero, nada se ouve no falante, nem o zumbidinho do vibrador.....hehehehe modétia a parte.....hehehehe


Agora o rádio todo montado.... a rodinha numerada no centro, indica a posição da sintonia automática.... os dials foram re-feitos, a rodinha foi re-pintada, os botões cromados, a frente idem, as tampas pintadas na cor original e a estrutura foi zincada em amarelo, tendo a parte operacional cromada em azul......
Serviço de 1 ano e meio..... claro que a frase do dono: "Não tenho pressa", em pouco tempo foi substituída pela célebre frase: "Até quando vou esperar meu rádio"????

Juro, rádio de auto tão antigo, PAREI!!!! heheheheh



Aqui, uma cortesia do dono do auto no auto do post...o radio funcionando no painel do carro.....esse rádio estava muito melhor....

Officina do Rádio Antigo.
(16)3412-6692
officinadoradio@gmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens pelo serviço heim !
Nossa ficou novo lindo lindo.

Joao Carlos
B.Limão SP/SP