sexta-feira, 9 de abril de 2010

Uma Graça de Rádio-Vitrola I

Oi Meninos, mais um estória com final feliz...se seu rádio está aqui "ainda" é porque vc ainda terá o seu final feliz...

Eu acredito que aconteça com qualquer profissional, ser "pesquisado" em ambientes externos sobre sua profissão...explico: Imagine que vc dê uma festa e convide um amigo médico...pronto, ao saber, uma "tia" ou "sogra" sempre aproveita a ocasião para fazer uma consulta....hehehee eu sei pois passo por isso sempre...como minha profissão é exótica, ou seja, qual outro Restaurador de Rádios Antigos vocês conhecem que faça exclusivamente isso???, sou abordado sempre para as consultas de praxe: Quanto custa um rádio antigo? Quanto fica pra consertar meu rádio?? Ele é assim ó, deste tamanho, tem uns 3 ou 4 botões e é de 1922...aí, quando o rádio vem pra Officina é um AC431, PT76, Mitsubishi vermelhinho(IRC) ou outro radio mais simples...Ah, estava esquecendo da pergunta favorita: - Vc tem Transglobepra vender???? Hehehehehe... Eu não ligo, adoro essas coisas e, sinceramente, me divirto muito com isso...mas vamos ao "causo"....
Estava eu churrasqueando na casa do Velho Paulinho(meu Pai), quando tocaram a campainha...engraçado, pois era noite e não era nenhum nóia com estória mirabolante para angariar uns trocados para a "pedra" maldita.
Minha mãe atendeu, disseram que queriam falar com meu pai e ele foi até o portão... demorou uns minutos ele vem rindo e fala: É pra vc a bucha....
Fui até lá e lá estava um casal, dentro de um carro. Eles procuravam o "homem que conserta rádio perto da Santa Casa" e como meu pai fez isso por muito tempo, disseram que era o Sgto. Paulinho...heheheh
Um casal muito simpático que fez esse primeiro contato. Dei um cartão da Officina e indiquei onde era, que eles não estavam longe e, por ainda ser um Home-Office, não tinha placa, letreiros etc.
Dias depois me trouxeram o chassis da foto abaixo e um toca discos Philips, sem o móvel...vejam o chassis:







Bem, de posse do que havia sobrado do rádio eu fiz o trabalho de recuperação do chassis, numa restauração GOLD. Esse rádio tem um selo de rádio brasileiro nas costas e eu não quis perde-lo, razão pela qual não desmontei de todo o chassis. Somente a parte superior. Fui informado que a caixa estava num restaurador e que ia ser dada uma cara de antiga à caixa....confesso, estava sem um auxiliar e, mais uma vitrola por aqui, não era boa idéia.....quando a máquina do rádio ficou pronta o "restaurador" trouxe a caixa...vejam:



A Caixa estava pintada de preto fosco, manchada de marron, com CUPIM, com todas as taboas abertas e sem pontos de estrutura....eu, na minha quase inocência, fiquei quieto pois gosto é igual time de futebol...cada um tem o seu....quando a dona do rádio viu a caixa quase surtou...hehehe não era o que haviam combinado com o "restaurador"...e eu dei azar.....pois estava aqui na sala um rádio bem bonitão que o dono viria buscar dias depois e a Dona da vitrola gostou e pediram orçamento para eu recuperar a caixa...Obviamente eu pedi o que mais preciso: TEMPO...

Mais uma foto da madeira toda aberta:


Pó de cupim caia direto.... então, estufa nele!!!

Quando ficou os 30 dias de estufa, removi a tinta preta "amarronzada" fosca(Uma tarefa horrivel, confesso)....
Depois de depilada, precisa colar e juntar e, sozinho, ia ser bucha...mas dei sorte...nesse meio tempo começou a trabalhar comigo um assistente bem ágil sendo, talvez, o mais certo para a função. Ele não tem a delicadeza nas mãos e nos olhos que o Tony tem, mas é o famoso Pau-pra-toda-obra... eis uma foto do meu assitente em trabalho:



O Vinicius tem me ajudado a por muita coisa em ordem...voltemos ao rádio:

Havia um espaço inutil, entre o dial do rádio e os Falantes, uma parte aberta e estranha, sugeri a Dona a colocação de um MP4 e um sub-painel..ela gostou da idéia e, ainda, na montagem do painel, eu sugeri que fossem feitas com fotos antigas, o que dá um ar mais "Vintage" a peça...idéia aprovada, ela me mandou as fotos que conseguiu com a irmã na cidade natal delas(essa vitrola era do Pai ou do Avô delas) e toquei o projeto....
Colar toda essa madeira não foi fácil, casquilhar foi outro PEPINÃO e ver estourar TODOS os prazos que dei à eles foi pior ainda... A vitrola ficou aqui quase 2 anos.... eu já me odiava por topar com esse trambolho no corredor...inventei uns desenhos nas portas que mais deu errado e me deixou louco, mas fui até dar certo, casquilhamos com Imbuia em 2 cores e da-lhe paciência, até que, numa bela tarde, vem o Vinicius à porta da minha "senzala", todo sujo de pó de lixa e diz:

- O Senhor não vai acreditar....acabei toda minha parte na vitrola daquela moça....

Meninos, eu quase surtei de alegria..... mas aí, novo pepino surgiu na horta da Officina.... Apesar do chassis ter uma marca nacional, na caixa havia uma marca americana - Stromberg Carlson - e as marcações de funções de cada knob - Volume - Graves - Agudos - Faixas - Sintonia....com o lixar, cadê??? Foi tudo comido e não tinha jeito de proteger....
Neurônios(os que ainda sobraram) trabalharam na solução: Plotter Ouro e, quem trabalha com isso sabe, recortar na maquina é fácil, depilar letrinhas pequenas é um saco!!! Dá vontade de tacar fogo!!! Morder a Nuca e outras manifestações menos polidas.....
Após 3 horas colando letrinhas o resultado foi ÓTIMO(Modéstia a partes, evidente).
Eu fiz uma inversão de cores e o acabamento todo preparado para ser brilhante...aí a Dona veio visitar a vitrola(com hora marcada e com antecedência é possivel), e muda!!! Quis sem tanto brilho para combinar com os outros móveis..... quando falei pro Vinicius ele quase chorou....heheheheh
Mas expliquei e ensinei(sim, não levarei TODO o conhecimento para o túmulo), como proceder no polimento o efeito fosquiado que a cliente queria....
Pronto...Tudo Lindo e maravilhoso, com excessão do do Toca-discos que ainda aguarda peças e minha santa paciência em mexer com esses bichos....
Para a Páscoa, com a vinda da família da cliente à passeio à "Remendópolis"(São Carlos), puderam ver La Vechia Victrola em ação...pelo menos o rádio, o Painel com luz de fundo nas fotos antigas e o MP4....


Vejam no Post abaixo os resultados....aguardo as fotos do local definitivo da vitrola.


Officina do Rádio Antigo.
(16)3412-6692
BREVE NOVO ENDEREÇO.
officinadoradio@gmail.com

2 comentários:

Jaime disse...

Um verdadeiro exemplo de " Culhonibus Aureum".
Excelente trabalho ! Sem contar a narrativa que nos prende durante todo o tempo.
Parabéns !
jaimemoraes@dynatron.com.br

Arnildo-http://arnildosites.blogspot.com/ disse...

Vou resumir em uma só palavra ▬ Fabuloso !!!!!!!!!