segunda-feira, 19 de julho de 2010

ABC - Trans-Brasil(1a. parte)

Oi Amigos, mais um antes e depois para vocês.

Do mesmo dono do Metrotone, esse ABC portátil, raro e totalmente Vintage, veio para ser Restaurado. Como eu disse, eu não resisto algumas tentações e perfeições.
Trata-se de um excelente receptor para trabalhar...tudo com muito espaço e tudo desmontavel....frente, fundo e etc.
Pepinos: O rádio, apesar de estar bem conservado(segundo o dono era de uma Tia), tinha detalhes quebrados e faltantes. O suporte da alça e a porquinha plástica que prende a a tampa do fundo.

Eis as peças:



Essas pecinhas são as originais do rádio. A redondinha é uma porquinha plástica padrão 9/64, ou seja, nem no céu achariamos outra igual....

Então, a solução foi trocar o parafuso, para poder fazer as porquinhas novas em 1/8. Nesta foto vocês vem a caixa do rádio e o formato que teria de ter a cabeça do parafuso.

Problema existentem solução criada....hehehehe com dois parafusos de latão, usinei a cabeça até ficarem com o formato do encaixe da caixa.

Pintei a caixa com produtos adequados(seladora para plástico, fundo,  tintas e verniz PU ).... o tecido vermelho é um TNT que foi cortado para ficar na frente do falante e proteger o mesmo de poeira.
Nesta foto vocês conseguem ver também as porquinhas e os suportes da alça, que foram feitos e pintados.
 
No suporte de pilhas, que também foi pintado, estavam os contatos sujos por vazamentos de pilhas... a solução? Usar um ácido fraquinho e zincagem dos dois elementos(positivo e negativo)....ficaram novinhos....

Vista traseira do rádio, com as porquinhas plásticas raiadas, fazendo um acabamento perfeito.


Foto frontal do rádio, com os suportes da alça novos, suas chapinhas de metal confeccionadas e polidas.

         A maquina do rádio foi restaurada, tendo todos os capacitores trocados, dois transistores de RF(AF115) substituidos, pois produziam excessivo ruido interno, alto-falante com amaciante de cone para o som ficar mais "macio" e calibração digital dos circuitos de RF. No Audio foi corrigido o fator de distorção de 12% para apenas 1,5%.
          O mais gostoso foi ver a reação do dono ao ver o radio restaurado depois de longos 3 anos....É o que eu sempre digo nos posts do nosso blog... Aqui, pressa é inimiga da perfeição.....
Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

Nenhum comentário: