domingo, 24 de abril de 2011

O que o Brasil tem fabricado???

Alo Meninos e Meninas;

Neste domingo de Páscoa, após 4 dias fechado no meu quarto com uma baita dor de ouvido(causada após tomar uma sauna), volto à Officina ainda meio abobado....
Como comentei à alguns dias, todas as minhas "tralhas" vieram para cá e, sinceramente, para restaurar todos os meus rádios, eu deveria viver até os 143 anos....eheheheh....
Bem esse post serve para eu sanar um duvida...o que o Brasil tem fabricado????

Pergunto pois, mais nada do que utilizamos é nacional.... veja as peças de reposição de nossos carros: Hechos in China, ou seja, lá, eles pensam que "hablamos" en espanhol....

Lembro-me de uma tarde fria, uma sexta-feira se não me engano, eu morava numa casa pequena, eu, meu cachorro e meus rádios e uns poucos clientes, há uns 10 anos quando manifestei interesse em aprender a recuperar alto-falantes.... eu nada sabia e, para mim, era bicho de 7 cabeças....

Pacientemente o MAIS CAPRICHOSO RESTAURADOR que eu conheço, meu particular amigo Aldo Colucci se ofereceu e nesta tarde fria de uma sexta-feira há 10 anos, foi a minha casa-oficina me ensinar....

Fez um para eu ver e me mandou fazer o segundo...pronto, foi como andar de bicicletas e, na frente do amistoso mestre, este humilde discipulo caprichou.... e funcionou...Oh....então é assim que se faz???? - fiquei maravilhado com a novidade.... e, como eu disse, foi como andar de bicicletas, na ausência do mestre, fui fazer as primeiras "peripécias" solo e quebrei o focinho, perdendo tempo(que na época não era tão excasso), e material.... desenvolvi meu próprio método com o passar do tempo....fiquei bom, garanto!!! heheheheh
Numa das loucuras que fiz para fazer o nome da Officina do Rádio Antigo, eu encarava de tudo, carros antigos, feiras de todos os tipos e, onde tivesse uma tomada eu ia consertar o rádio - A Vista do Freguês - como se dizia no tempo de "Don João Charuto".... Nesta oportunidade específica, por volta do inicio da década passada, lá foi o Indalecinho fazer o reparo num rádio Westighouse em São Paulo, num porão.... Um dia gelado de doer os ossos e, confesso, por essa época eu andava mais liso que caldo de quiabo....heheheh.... fui de carona à São Paulo, cheguei um pouco atrasado e, apresentado ao rádio e ao porão, coloquei esforço máximo, pois queria vir embora...estava frio e eu já tinha passado a noite acordado e um agravante...se o Rádio não estivesse pronto até às 17:00horas eu perderia a carona da volta.....

E lá fomos o rádio e eu passarmos por uma experiência incrivel...às 14:00 horas, após 7 horas do inicio dos trabalhos o rádio estava funcionando e bem....até que surge o dono na porta, todo satisfeito e, na bela atitude de ajudar, derrubou o alto-falante que, obviamente não contrariando a lei de Murphy, caiu de uma maneira que destruiu o pobre cone.....

Fim das alegrias e desespero do dono do rádio..... como eu ainda teria 3 horas em SP, sem mencionar que não tinha tomado café da manhã e, a essas horas, o estomago estava nas costas de tanta fome, me propus a fazer o alto-falante ali mesmo....grande alegria do dono do rádio que se retirou do porão como num passe de mágica....

Dei uma saidinha e levei o falante. Comprei o material pela região da Santa Ifigênia(ainda bem que já tinha morado em SP e isso facilitou ir e voltar a pé, pois $$$ não tinha), e, num lampejo de idéia, passei numa livraria que já virou estacionamento na região, comprei uma tesourinha nacional, de bico curvado, ótima.....

Bom, resumindo, deu tudo certo e, por sorte, os oferecedores da "carona amiga" da volta atrasaram 10 minutos, o que deu tempo até de montar o rádio na caixa e ganhar um $$$ a mais, que garantiu, naquela época, um mês mais tranquilo...

Este post, além de revelar parte da história particular desse que vos escreve serve para lamentar que na mudança do antigo endereço para o central, essa tesourinha desapareceu... Tudo bem, há sempre um Hiper-Mercado Extra perto de você...lá comprei uma tesourinha de bico curvado, de MARCA e não GENÉRICA como a outra.... Mas aí é que está o X do problema, como dizia Noel Rosa.... A tesourinha nova é de uma marca famosa e em sua embalagem, ao invés de FABRICADO NO BRASIL ou MADE IN BRAZIL, está escrito: Origem: PAQUISTÃO.....Paquistão??? PQP, será que no Brasil não há como fabricar tesourinhas ou tesouras normais???? E o pior é que devem ter se baseado na espessura dos dedos das paquistanesas para fazer a dita tesourinha pois, meus lindos dedinhos não passam na porcaria da tesourinha e mais, após cortar a primeira centragem, já perdeu o fio!!!!
Terei de procurar a minha velhinha mesmo....hehehehe
Bom, sobre o que se fabrica no Brasil, veja a foto abaixo....eu sempre documento o que escrevo....



Esse, ah....rádio, foi vendido a um amigo meu com a certeza de pé juntinho, que se tratava de um legítimo rádio de 1922...ah, e estava guardado desde 1950 e etc. Papo que já ouvi em feiras com radios SEMP `PT76'....
Dentro, há um rádio ABC de 1962 que estava pintado à pincel de azul claro e, evidentemente, pintaram bobinas, variavel e etc.

O Chassis eu restaurei e fiz esses knobs que vocês estão vendo na foto. No lugar de uma espécie de micro falante, eu coloquei um falante de 5" polegadas e o som na corneta ficou bom.... o dono gostou tanto que nem se preocupou com a picaretagem do vendedor....

Uma outra coisa que estão fabricando em massa no Brasil, além de picaretas, são os comprometedores de orçamento alheio...calma, eu explico....

No final de 2010, fui procurado por um Diretor de Universidade, dizendo que precisava com urgência de um rádio para uma Marta Rocha... Nesses casos eu passo para o amigo Salin. Mas o "tal" foi enfático e pediu que o rádio fosse um que eu tivesse restaurado. Mandei fotos de um rádio de Bel-Air 1954 que tenho aqui.... na hora, adorou e me disse que ia viajar e em Janeiro, ia depositar o valor referente a compra e a restauração....bem, não sei para onde viajou, mas acredito que tenha sido para o ´local das grandes paragens, ou paraíso ou para terra do nunca, já que nunca mais respondeu meus e-mails, nem depositou, simplesmente sumiu!!!!

Esses dias, o pneu do meu carro firou e passou das 18:00 horas.... bem, tentei, mas em São Carlos, cidade com quase 300 mil habitantes não há uma borracharia 24 horas.... ou o campo está muito bom e ninguém mais precisa trabalhar a noite e eu seria o unico, ou preciso re-pensar minha profissão....

Bem, domingo à noite, muitos abacaxis para descascar e meus desejos de uma ótima semana...que tal pensarmos em fabricarmos algo???

Abraços;

Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Indalécio :

Seu site continua ineressantíssimo ! Quando não tem postagem, fico frustrado... embora saiba muito bem que ao escrever, seu tempo para restaurações fica reduzido mais ainda.
Um grande abraço do
Jaime Moraes