quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Clube do Bolinha 2

Olá Meninos e Meninas....

Meninas também...isso mesmo Senhores, elas também gostam de rádios antigos e gostam dos seus rádios bem restauradinhos....heheheh

Faz um ano e meio eu recebi 4 rádios em estados diversos... vejam abaixo as descrições e fotos:








Acima, um rádio fabricado pela ABC modelo 5035 de principios dos anos 60 do Século Passado...engraçado que por algum tempo a ABC utilizava os numeros como indicadores dos modelos e, depois, passou a adotar nomes como Principe, Princesa e nomes próprios como a famosa Izabella, que teve dois modelos a valvulada(boa de reparos) e a transistorizada(um horror)....
Esse 5035 veio bem judiadinho, com a caixa contaminada por cupins, tampa traseira destruída, caixa com casquilho solto e faltando e o chassis com uma adaptação do transformador de energia que me deixou de cabelos em pé, muita ferrugem, bobina osciladora comida por traças e o variavel travado por ferrugem...

Agora o menino reparado:


 Chassis com tratamento e poliemnto anti-ferrugem(exclusivo Officina do Rádio) + verniz, o que evita novas ações do tempo.
 Painel Metálico pintado na cor Marfim, para ficar idêntico ao tecido frontal e não espalha muito a iluminação das duas lâmpadas do dial...
 Caixa folhada com casquilho AMAPÁ e tingido na mesma coloração antiga, com o mesmo produto de antigamente, mas com uma linha de verniz moderna, que garante mais brilho e menos trincas e ações do tempo....
 Foram usados 4 knobs(botões) com saias e, na frente, como vocês podem ver, eu fiz as mesmas manchas nos cantos usando corante antigo no verniz moderno, utilizando o aerógrafo....

Aqui, uma novidade nossa.... a reprodução da tampa traseira original, com Logo-Marca, frisos, cortes, furos e rasgos mais as inscrições feitas em laser... Essas tampas eu tenho matriz e quem quiser, custam apenas R$100,00 prontinhas...em todas elas vão escrito Reprodução: Officina do Rádio Antigo...



Vamos ao Segundo Rádio:







Esse segundo rádio é um Telespark..confesso que gosto dessa marca por serem prático e dá para restaurar os rádios dessa marca sem precisar de diagrama e até no escuro, pois usam sempre um mesmo padrão de bobinas(LUMOR), de quem sou bastante íntimo(desde o primeiro rádio que consertei, há quase 30 anos, conheço esse jogo de bobinas)....
Com os mesmos aspectos do ABC acima, mas sem a tampa traseira, esse rádio trazia um detalhe a mais, uma pequena trinca no dial...meu maior terror hoje em dia, já que por São Carlos só há um profissional bom em Silk Screen e, obviamente, por ser o melhor, vive abarrotado de trabalhos para industrias, fabricas e o comércio da região...então, para ele parar essa "produção em massa" e atender um pedido de uma peça, tem que haver encaixe e $$$, obviamente...
Nesse rádio eu dei azar...ao tirar com todo o cuidado do mundo o dial, eu o coloquei sobre a mesa auxiliar e, por não estar mais preso com a borracha que o segurava ele acabou por partir ao meio....sendo de vidro, lá vou eu até o amigo do SILK...relutou e nem queria pegar o trabalho, mas devido alguns pedidos especiais(quase de joelhos e com todos os cartões de crédito e débito na mão...hehehe(meio exagerado, não???)), ele aceitou fazer.....

Vamos ver os resultados???? Olhe abaixo:


 Apesar de usar uma simples 50C5 na saída de audio, eu desenvolvi um processo para conseguir um pouco mais de audio, mantendo a mesma qualidade sonora da valvula e sem força-la...com isso o transformador de audio é maior e não coube no chassis... usei a furação dele para passar os fios da lampada e do transformador novo... não utilizei a clássica tomadinha da Telespark pois, em 80% dos rádios restaurados, ao usar um medidor de isolação, elas sempre acusam isolação baixa....
 Sim, vocês estão vendo certo... a roldana principal do variavel eu fiz Rosa...acho que essa cor espressa toda a sensibilidade feminina e, pela dona dos rádios ser uma pessoa muito agradavel em seus e-mails, eu fiz as restaurações como se estivesse fazendo para a Rainha da Inglaterra....
Na caixa eu usei dois padrões de casquilho, usando Imbuia em cima e nas laterais e, na frente, Marfim. Respeitei a originalidade das moldura pretas...

Nesta foto, vocês podem ver a perfeição do dial, com as letras sobrepostas. o tecido frontal eu usei um tecido muito semelhante ao original e que nos remete aos anos dourados desse rádio(mais ou menos fins de 40 do século passado). Essa é a diferença entre fazer algo correndo e esperar o melhor profissional resolver... o dial levou 1 ano para ficar pronto....



Com base em uma foto da internet, eu fiz a tampa traseira desse rádio também no laser. Claro que, o radio que vi na internet, acabei comprando para minha coleção....


 Aqui, uma foto da parte superior da Imbuia...apesar de verniz, eu mantive as fibras da madeira expostas...



Para ele eu fiz também a tampa traseira, como disse....quem quiser, R$100,00 + envio.

Os outros dois rádios eu publico em outro post...estou mal da gripe....hehehehehe ATCHIM!!!


Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

2 comentários:

v8andvintage disse...

Rapaz...você tá ficando nojento com esse negócio de reproduzir dial e trampa traseiras, hein?kkkkk

Parabéns!!!

José Ferreira disse...

Fico cada vez mais impressionado com a capacidade de recuperação de vocês Parabéns.