quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Rádio GE Multi-Faixas anos 60

Alô Meninos e Meninas...
Antes de mais nada a dica: comprem o Rádio da Coca-Cola antes dele ir para o Mercado Livre...lá ele some rapidinho, ok?

Vc escrever sobre um rádio que, particularmente, não curto muito... de vários que já vi e restaurei esse foi o mais problemático, o que me gerou maior estresse e, como dizem os mineiros, Uma Tremenda Gastura....
Não por nada, mas quando falam por e-mail que vão enviar desse rádio para restauro eu confesso, quase me estraga o dia, pois sei que esse rádio não é bolinho.....a começar pelo frontal, feito em Zamak que não permite NADA..se vc torcer a peça, já era...se for polir com velocidade a peça pode se partir em 50 pedaços(falo pois já aconteceu comigo), não se pode banhar pois, já no decapante a peça derrete.... mas o dono do rádio foi aroeira, gente fina mesmo e eu aceitei...o rádio chegou, eu torci muito o focinho, passei o orçamento, foi aceito e, em Abril mesmo eu comecei....primeira coisa a fazer: Consertrar...sim, para se saber quais defeitos serão encontrados....posto em funcionamento, desmontei o bicho...caixa, frontal, latas, placas, tudo separado...em uma oficina de óculos eu levei o frontal para um micro-polimento, bem detalhado, cahto mesmo...ficou lá 3 meses, mas ficou muito bom.,...poli o dial por aqui, preparei uma linha de produtos para couro, incluindo verniz para couro-alemão(o unico verniz que tem um aroma gostoso) e fui fazendo.... achando que seria mil maravilhas, mas qual o que....ali, escondidinho na caixa das peças estava ele....El Infant Terrible Falante, esperando para acabar com a minha alegria...comecei, ainda me lembro, em Junho a montar o rádio... liguei no falante da bancada, fui fazendo os reparos na placa, troca de capacitores, limpeza quimica, ultrasom, asas de morcego, olhos de lagartixa e patas de aranha, qauando liguei o fiz no falantinho do bicharoco....aí, como dizia o velhor personagem do Didi: "O Véio Dançô"!!!!!
Expliquei pro dono do Rádio que não se trayava de nada que eu pudesse resolver em 2 ou 3 dias....liguei para Deus e todo mundo e ninguém tinha ua bobina de falante dessa medida e, outro falante ali, nem pensar, principalmente por causa da furação...liguei pra um amigo Xarope em SP...Ele me disse a célebre frase do grande pensador Grego Durvalino: Nem Fud*nd* vc vai achar um treco desses....eu tenho a maquina de fazer, vc sabe fazer, vem aqui e faz....Minhas doces crianças, eu enrolei um mês para ir...juro por Deus...por dois motivos...1) Deslocar-me 325Km para fazer uma pecinha de R$0,25, mais os 325 Km de volta, 5 pedágios e etc. 2) Bom, se minha Officina é bagunçada, a desse meu amigo é o verdadeiro Oásis para quem curte Achados e Perdidos....Dizem que, outro dia, fora encontrado no labirinto que se formou entre as prateleiras e a mesa dele um Ovo de Dinossauro....nãqo que ele tenha comprado ou alguém tenha doado...deve ter "brotado" ali de alguma forma...mas são lendas urbanas de mais uma "tenda dos milagres" desses amigos que a gente têm faz décadas.....aliás na barba dele, poderia refugiar-se qualquer suspeito, haja visto sua vistosa barba ser original de fabrica 1950.....hehehehe
Fui, fiz 4 bobinas(bom...é bom ter essa draga em reserva), comprei o resto do kit de reparo do falante na Santa Ifigênia(que está acabando).... e voltei....voltei pra restaurar...por aqui, aqui é meu lugar...
Montei o falante, testei, super-supimpa(se vc conhece essa expressão és tão velho quanto eu) e, fui assaltado, dias parado para recompor os fosfatos do meu atestado de burrice.....como a cabeça não estava para eletrônica fui mexer com maderia, acabamentos e etc...como me dedico demais, peguei uma gripezinha que, tratada mal e porcamente se transformou numa pneumonia....eita beleza...que ano repleto de realizões...juro que dia 31 de Dezembro eu vou estar de preto e usando penas de Urubu num cocar.....
Recuperei, como em Março eu torci e quase quebrei a pata direita, entrei, no primeiro dia de retorno com o pé-esquerdo.... e trincou...doeu pra burro, muitas palavras e muitos Torsilax e de volta ao GE....
O dono, já estava fritando meu figado(curtido à Wisky 12 anos).... expliquei e retonei ao GE...a caixa ficou perfeita, com brilho, escondi todos os arranhões, atropelos e falta de pelos....

Mas vamos ver fotinho??? É para isso que você vêm ao blog, não é???

Rádio com a Caixa Restaurada e TODO desmontado

Armação principal do Rádio...foi jateada, lixada, preparada, Niquelada e protegida com nosso verniz Dourado...

Não menos importante, essa é alateral, onde vão presos a Chave de Ondas, o eixo do dial e etc.

Don Variavel de Orleans e Bragança: Banho quimico, Ultason, desempeado, polido, lubrificado e mias algumas "mumunhas" que não revelo.....


O "Benedeto" Falante - Já Restaurado......

O Inicio da Remontagem..... eita preguiça deu nesse dia...eu olhava para o Rádio...ele me olhava e lá fomos nós, madrugada a dentro....

Fisicamente recomposto.

Já com a bobina e todas as malhas soldadas....

Uma pessoa, que tenho certeza arde nas profundezas do marmore do inferno é o Engenheiro que idealizou esse cordonete(cordinha) do dia....são 2 voltas e meia para cá, mas meia volta daqui e acolá.....

Restaurar a caixa de pilhas foi sopinha...... não estava quebrada, nem trincada... só os contatos enferrujados....mas depois de tradados. ficaram novinhos....

Já "enfiado" na caixa com a nova iluminação do dial, com led´s....

Fala a verdade...ficou Lindão, não????



Para facilitar a troca de pilhas, ao invés de dois parfusos daqui para lá, eu coloquei dois parafusos de dentro para fora e usei 2 borboletinhas de latão...sabe como o Indalécinho aqui é chato para detalhes, não???


Com essa foto superior, deixo meu abraço à todos. Para o meus clientes SIM, ainda tenho muitos rádios e os seus estão atrasados também...isso porque sou chato e detalhista....
Para quem vai mandar o seu rádio para nossa Officina saibam: Trabalho sozinho e não tenho a minima pretenção em fazer serviço porcaria...
Posso resolver qualquer radios antigo? Sim, no meu tempo e preço.
Beijos nas Al-Faces.....
Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

2 comentários:

v8andvintage disse...

Mestre:
O capricho deveria ser uma obrigação e passou a ser um trunfo. Aos meus aparelhos, tento ser caprichoso nas perfumarias e peço ao meu técnico que também o seja.
Forte abraço!!!

Carlos Rosa disse...

Muito bom! Conheci seu blog há pouco tempo, e sempre fico babando nas restaurações. Estou começando a consertar rádios antigos para vender (ou mesmo pra mim), e, vou te falar, o que sempre me atormenta é enrolar o cordonete, coisa de louco.