quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Rádio Philips Argentino

Alô Amigos Cultos e Ocultos;

Mais um ano sem férias, sem descanso dos Rádios Antigos.......Ainda Bem!!! hehehe

Num balanço aproximado foram 82 Transglobes, sendo que 3 estão "desenroscando" há algum tempo por conta de detalhes estéticos, 32 Restaurações BEM PELUDAS, 212 Consertos, 120 Restaurações Silver & Gold.

Eu, de Julho para cá, tenho trabalhado com planilhas e tenho tentado(eu juro), me organizar ao máximo...Nesse processo de reestruturação(inclusive pessoal), está sendo quase impossível agradar à todos como sempre faço, mas acabou sendo o valor a ser pago por essa reestruturação...ou eu fazia isso ou abriria falência física, matrimonial, espiritual e pessoal.

Mas falando de coisas boas desse ano, vou registrar em 3 posts o que se passou na Officina nesse Dezembro-Vermelho...ou melhor...Azul Piscina.....heheheh

Em Janeiro Passado eu ainda não estav em definitivo instalado nas "suntuosas intalações" da Rua Dona Alexandrina 398....com isso eu estava em dois prédios e, ao mesmo tempo, em nenhum.....mas recebi um casal muito bacan que trouxe numa caixa de madeira na traseira de uma caminhonete, o que havia sobrado de um Philips Argentino. Esse rádio estava bem mal-tratado pelo tempo, com grossa camada de ferrugem, com a caixa com fissuras pois, com certeza, o pobre rádio serviu no passado, como descanço de algum ferro de passar roupas, daqueles pesadoões ou à brasa. Eu gosto de Rádios Philips, mas esse me deu um gelo na espinha... o dial estava apagado, o jogo de valvulas era "bicho estranho" pois consistia da série: 35Z5, 35L6, 6Q7, 6K7 e 6A8...para quem conhece um pouco de rádio, vai fazer a soma das tensões de filamento e verá que dá 88 Volts, mas a corrente de das 2 primeiras valvulas é totalmente diferente das demais e, para isso, havia um enorme resistor para "ajustar" as coisas pela zona do agrião....
Havia um transformador com cara de inserido de ultima hora mas, sua função era apenas de transformar as multiplas tensões da rede(220V-180V-135V-125V-110V e 90V) em 88Volts para os filamentos.... a tensão de + B era tirada da rede, assim sendo, se o rádio estivesse em 220V a tensão de +B seria 220V*1.22= 268,4 e em 127V, era 155V...um negócio de maluco mas que pssava por outro resistorzão desse tamanhão para haver a queda de segundo estágio.... eu desenhei toda a "mumunha", mas sem entender muito bem...repliquei o circuito fora do radio e era isso esmo que meus lindo olhinhos tinham visto....CREDO EM CRUZ!!!
Num contato com o cliente, perguntei se poderia incluir alguns "recursos técnicos" melhores pois, sem duvidas, conseguiria fazer algo melhor.......antes de explicar o que fiz, vejam o abacaxi que descasquei:




Alguns clientes, quando olham o site, acham que tenham uma varinha mágica....não é bem assim, eu uso ferramentas normais, sou chato e exigente com a linha de ferramentas que trabalho, mas nenhuma é mágica, infelizmente....heheheh.

Vejam o resultado do Banho quimico:






Bom, é impossivel prever, mas parafusos quebram em lugares apropriados para alguns palavrões, após o banho quimico eu tenho de ser rápido com as demais soluções pois o materia está "à mostra", ou seja, peladinho e a oxidação é o processo natural para que o mesmo retorne a condição de oxido ferroso, então, "patas à obra"...heheheh

Por baixo...




Com minhas "varinhas mágicas" o menino ficou assim:

Esse fio colorido é invensão minha...aprendi fazendo e ficou bonitinho.... amarelo e preto, para combinar com o resto...
 A moldura do Falante original virou pó ao ser retirado o pano antigo....tive de fazer outra e, essa outra, deu um trabalhão....

 Fiz algumas experiências com o dial, mas o ideal ficou com fundo vermelho e letras em Marfim.... ficou assim:




Finalmente, na caixa, com knobs(botões) feitos novos, com parafusos A4 rosqueanndo cada um, lindo de viver...heheheh
Quer que o seu rádio fique assim ou melhor, mande para cá.... Tem pressa??? É nervosinho ou Stressadinho???? Não mande seu rádio para cá, por favor, não trabalho dessa forma....
Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

Um comentário:

Carlos Dantas disse...

Esse rádio ficou lindo. Dá vontade de ter um assim em casa. Parabéns.