sexta-feira, 18 de maio de 2012

Lâmpada Piloto para Rádio Antigo

Oi de novo!!!!

Hoje estou com 2 minutos de tempo, então escrevo e trago uma informação muito útil para os técnicos e amantes de Rádio Antigos..... Os Pés de Porco vão dizer que já sabiam e que têm uma tabelinha dessa guardada em algum lugar....mas se for útil para alguém, ficarei feliz em auxiliar.

Esses dias lembrei que havia uma publicação da alguma revista antiga sobre as famigeradas lâmpadas piloto(aquelas de painel) de Rádios Antigos....então, não tive duvidas....liguei para o mestre Tio Aldo e, com um senso de organização que invejo(bem, sou geminiano...isso explica minha bagunça, doce bagunça), Tio Aldo achou em menos de 24 horas e divido com vocês o louro dessa conquista....

Para informar quem não é do ramo(mas amam seus rádios) e também para os pobres de espírito (Pés-de-Porco) desse Brasil varonil lá vai:

Os rádios tidos como Universais, AA5 ou pelos Pés-de-Porco chamados de Rabo Quente(aliás, taí um bicho que gostaria de ver...um animal com a cauda flamejante), tem suas valvulas com filamento de 150 mA e os rádios que possuem transformador de energia, usam lâmpadas de 250mA....mas como vocês vão saber quem é quem???? Simples:

Vejam os jogos das valvulas....se forem: 35Z5 ou 35W4 - 35L6, 25L6, 50C5, 50B5, 50L6, 25L6 - 12Q7, 12SQ7 ou 12AV6 - 12k7, 12Sk7 ou 12BA6 - 12A8, 12A7, 12SA7 ou 12BE6 - esse rádio usa Lãmpada de 150mA.

Se o seu rádio usar valvulas: 5Y3 - 6V6 ou 6F6 e outras valvulas com os numeros 6 ou 7 no inicio, certamente seu rádio usará as lâmpadas de painel com 250mA.

Agora, abaixo, vocês poderão ver os tipos mais usuais e que se encontram em algumas lojas do ramo....


Contribuição - Tio Aldo
Tabela original e antiga sobre lâmpadas piloto(dial). Contribuição Tio Aldo.

No primeiro campo à esquerda, vocês podem ver alguns numeros, como 40, 44, 46... com esses códigos vocês encontram a lâmpada, exemplo GE 40: Ela é uma lâmpada de rosca, utilizada em diais de rádios com 6,3V e sua corrente de filamento é de 150mA....já a Lampada 46, ou GE46, é parente da GE40, porém essa GE46 é também de rosca, usada em diais de rádios com 6,3V por 250mA.

Bem, amigos....é isso...divirtam-se e, se pintar alguma dúvida, mandem um e-mail: officinadoradio@gmail.com


Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

2 comentários:

liaseal disse...

Admiro demais quem faz seu tipo de trabalho. É uma arte, tem um quê de arqueologia. Deveria ter um prêmio jornalístico para quem faz tais coisas, restauros de rádios, tvs, carros, relógis, etc. São viajantes do tempo com missão de manter viva memórias, técnicas e tecnologias. Deveria ser uma cadeira em universidades.

Dá medo pensar que um dia náo deixarão seguidores e discípulos.

Em tempos de tanta fúria para ter memórias eletrônicas de gigas de capacidade, tanta coisa vai se perdendo no tempo e na memória descartável do consumismo sem 'história'.

Parabéns, vida longa e muito reconhecimento porque gente assim é tudo de bom.

Luciano disse...

Olá Indalécio! Grato por esta tabela! Me prestou uma grande ajuda para saber qual a lâmpada adequada a um rádio Telespark, meu, que estou restaurando.

Assim que tiver algo mais palpável, te mando o link da página onde vou publicar a restauração do dito cujo.

Já acompanho o blog a algum tempo e me divirto lendo as histórias das restaurações.

Grande abraço!

Luciano, PY2BBS