sábado, 18 de agosto de 2012

Porque não gosto de Pé-de-Porco?

Oi de novo;

Ao escrever e contar as estórias de nossas Restaurações, tenho para mim e procuro sempre divertir quem lê e jamais, em tempo algum, ofender qualquer pessoa, profissional, semi-profissional ou etc. Acredito que toda tentativa é válida, desde que não haja prejuízo à ninguém...

Alguns termos vocês vão ler em nosso blog e foram criados ou inventados por mim ou simplesmente adaptados... um exemplo é "Strupistor" que significa componente de dificil aquisição, sumido, excasso ou inventado por alguém...esse termo Strupistor não é meu e sim do saudoso e querido amigo Prof. Bêda Marques que escrevia para uma importante Revista paulista de eletrônica chamada - Aprendendo e se Divertindo com a Eletrônica, no tempo ainda, em que a Eletrônica estava à disposição de todos....

As vezes penso....porque fui gostar disso??? Podia ter seguido outra carreira, como Construtor de Casas-Caninas, Motorista de Jegue, Cabeleiro de Carecas ou domador de Pulgas Alemãs de baixo Calão, mas fui gostar de Rádio e seus familiares....com isso perdi meus sábados, domingos, feriados santos e etc.... durmo 4 horas por dia e tomo xingo de todo lado....mas vamos focar novamente....

Pé-de-Porco, termo usado por entre nossas páginas significa aquele sujeito BRONCO que não conhece nada, mas se aventura a fazer tudo, estragando e sem estudar P*RRA nenhuma.... se só tem uma marreta e uma chave de canos, vai e estrupia tudo, achando que consertou algo.... Um exemplo de Pé-de-Porco dou ao camarada que pintou meu Voyagessauro.... acabou com tudo....de raiva, montei do jeito que ficou e doei o auto para Dona Catraca, que obviamente, queria um desses importados que tem até limpa-chifres....hehehehe

Um Pé-de-Porco que se preza, gosta de inventar...sim, meus senhores e senhoras....não basta estragar, tem que estragar com classe....

Toco nesse assunto pois recebi uma amável ligação telefônica de um cliente de Barretos-SP. Me contou que levou o seu radio num técnico e o pobre rádio misturava todas as estações e roncava muito....

Mandei vir pra cá...era só conserto e conserto significa $$$$....que pode não parecer, mas ajuda a pagar minha Mercedez nova....

Ao tirar o rádio da caixa, eis o que vi do nobre trabalho do Dignissimo Pé-de-Porco...

Foto do chassis por baixo.... UMA BAGUNÇA SÓ!!!!

Estranhei, de cara, o tamanho dos capacitores eletrolíticos adaptados ao rádio....dava para trabalhar na retificação de 2 picadores de cana..... Capacitores ele usou...tudo cerâmico em lugar de poliester, sem saber sobre isolação, fator de perda ou qualquer outro fator...heheheh

O que precisava, não foi trocado.....assim não pode, assim não dá!!!!!

Isso já era uma arma...prestes à explodir....

Sem contar que o Pé-de-Porco arrancou a bobina de antena do Rádio e adaptou qualquer porcaria ue ele inventou por lá....isso matou o rádio e nem pensar em sinais de Ondas Curtas.....


Por ser conserto e não necessitar de nenhum detalhe estético foi concluído em 30 dias.....um Rádio Bonito...

Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

Um comentário:

Daniel Renato Rodrigues disse...

Parabens pelas restaurações que voce faz. Cada uma melhor do que a outra. Voce é um verdadeiro artista na arte de restaurar radios. Tenho um radio parecido com este, mas o meu é da marca MONARCA, e gostaria de fazer ele voltar a funcionar novamente, entendo um pouco de eletonica, sou o que voce costuma chamar de pé de porco, mas da pro gasto, faço isso como hobby, mas eu gostaria de umas dicas suas sobre a restauração deste radio que é praticamente identico ao que eu tenho aqui em casa, dicas sobre os cuidados que eu teria que ter com a troca dos capacitores, dicas sobre a calibração dele depois de montado, coisas deste tipo! Desde já agradeço a atenção !