segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Rádio Moyster - Feito em São Carlos

Oi Amigos;

Fuçando em minha câmera, achei fotos antigas, de algumas Restaurações que nunca coloquei no Blog....esta tem quase 1 ano...

Trata-se de um Rádio de Mesa da Marca Moyster, fabricado em São Carlos...O mesmo aconteceu em diversas cidades...um grupo ou apenas um Rádio-Técnico do interior ia até São Paulo, na famosa região de Santa Ifigênia que muito prosperou no ramo da eletrônica nos anos 50 e 60, comprava um lote de peças e montava uma série de rádios com seu sobrenome ou com alguma marca registrada ou não.

Mesmo em São Paulo era uma prática comum. As Eletrônicas Zamir, Trancham, Lusito, Douglas, Montreal e muitas outras, além de loja, tinham uma linha de montagem de rádios...era a tal coqueluche da época....

No interior do estado de SP, havia até uma brincadeira que me foi transmitida pelo estimadissimo tio Aldo, que derrubou mais uma jaca no pomar da vida dia 28 de Setembro pp....essa brincadeira, diz-me ele ser assim:

- Nem todo guarda-trem era radio-técnico, mas todo rádio-técnico era guarda-trem.....hehehehe

Isso pois, os agentes da ferrovia, por aqui era a saudosa Companhia Paulista, tinham facilidade de ir à SP e estudar pelos cursos à distância, mesmo estando no trabalho....um saudoso tio, que me iniciou nesse vício dos rádios antigos, era Guarda-Trem da Paulista, disse-me que estudava indo à São Paulo e retornava de lá, com farto material para as primeiras montagens....o tio foi o famoso Mané Fala-fala, isso porque ele gostava de uma boa proza, bom namorador, bom técnico e teve, por muitos anos a Eletrônica Confiança na Rua General Osório em uma região próxima à Estação da Paulista..... quem passava, ainda no inicio dos anos 80, poderia ver o Tio Mané mexendo em suas "Chimbicas" e, ao puxar "um dedinho de proza" se entreter por horas....

Sobre os Rádio-Técnicos antigos eu quero escrever mais para frente, pois ainda preciso reunir um material maior e entrevistar o querido tio Aldo.....aliás, um pouco da história contada agora vem dos alfarrábios do Tio Aldo....

O Senhor Moysés Torres foi o proprietário de uma loja de móveis, localizada também na região da Antiga FEPASA aqui, na cidade de São Carlos....eu conheci como uma loja de móveis para escritório e já em franca decadência, aqui um incêndio pelo inicio dos anos 2000 pois fim às atividades em definitivo....contam os mais antigos que foi uma importante loja nesse setor. Pois bem, eu ainda na idade dos 10 anos, abri um dia um gavetão na Oficina do meu pai e vi alguns mostradores de vidro com o nome Moyster...perguntei e meu pai disse que havia comprado quando a fábrica de rádios fechou pelos meados dos anos 70....

Anos mais tarde, já com a "doença mental" de colecionar rádios entre meus parcos miolos, comecei a juntar uma porção de rádios....como eu trabalhei em emissora de Rádio em SP, numa época que se pagava muito bem por você ser um bom profissional eu, nos raros dias que tinha de descanço, andava pelas Oficinas aqui próximo comprando rádios velhos encostados....quando cheguei à primeira centena, fui ver o que tinha comprado e eis que me deparei com um Rádio Moyster....

Como eu já tinha amizade com o Tio Aldo e eu era apenas um mero e incipiente "aprendiz de feiticeiro", procurei o Gran-Mestre e ele me passou o diagrama e me contou que, no inicio das atividades da Moyster, ele próprio havia montado diversos receptores para a familia Moysés Torres...entre as montagens favoritas do Tio Aldo estavam o famoso conjunto Rotex da Unda, o Conjunto Douglas 58 e o não menos conjunto da Douglas chamado 9001, um espetáculo de rádio de 6 faixas que geralmente equipavam as Rádio-Vitrolas.

Os Rádios de mesa e as vitrolas que recebiam o nome Moyster usavam bobinas Induco, as mesmas que equiparamos Radios SEMP dos anos 50 e 60...Com FI`s de nucleo de Ferro, alto Q os rádios eram muito bons, comparados à outras marcas nacionais...Os Rádios Philco, da mesma época, perdiam muito para os Moyster´s e SEMP´s, com essas bobinas Induco.

Engraçado que o modelo AC36 da SEMP tem o mesmo gabinete (Caixa), do Moyster e, sendo de mesma época(meados dos anos 50), acredito que até mesmo a SEMP deve ter adquirido essas caixas de um mesmo fabricante....

Em breve(até 2028), eu termino de restaurar o meu rádio e exibo a caixa do meu Moyster, mas aqui vai a foto do SEMP...são idênticas....


Rádio SEMP AC-36 da coleçao desse doido que vos escreve.

Esse é o Rádio Moyster, da mesma época...tenho um desses em minha coleção....

Pois bem, além de homenagear mais esse fabricante de rádios que hoje se torna anônimo pelo tempo que tudo apaga, eu recebi um neto do senhor Moyses Torres que estava interessado em adquirir um modelo fabricado pelo saudoso avô....

Eu achei em no meu depósito um rádio Moyster em condições de ser Restaurado e fiz o trabalho abaixo:

 Eu preparei o Chassis e Jateei. Uma vez limpo, tudo foi empapelado para uma pintura à revolver PU

 Foto do empapelamento....

 Sempre suspeitei que o mal funcionamento em algumas faixas fosse coisa dos trimmers....acertei!!

 Sua Majestade o Senhor Capacitor Variavel...na minha opinião, o coração do Rádio Antigo.

 Essas peças são a Roldana do cordonete do dial e a base de sustentação do variavel...

 Aqui, o chassis já pintado, uma nova base para os Trimmers em fenolite, valvulas novas e chassis, além de pintado foi envernizado com verniz PU....

 O Fundo do dial foi pintado de vermelho escuro...assim o dial ganhou destaque, quando o rádio é ligado....
A base do variavel e a roldana do menino, foram pintados na mesma cor.

 Última Visão do chassis, antes de ir para dentro do Gabinete...

Visão Lateral.....

Visão frontal, com knobs novos, frente em latão polido e envernizado...

A família reunida... a de baixo é uma Vitrola Moyster que estou vendendo....

Outra visão da familia reunida....

E uma capa que fiz para o dono manter o rádio protegido de poeira....

Bem, eu não costumo vender minhas crianças....mas como fui assaltado ano passado e precisava de $$$ para recompor as finanças da Officina...esse menino se foi...mas outros vieram...e quem sabe um dia, eu ficarei restaurando apenas minhas crianças????

Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

Nenhum comentário: