domingo, 7 de outubro de 2012

Telefunken Andante - 3 anos para uma Restauração

Oi Amigos;

Até para escrever este Post eu demorei.....Meu Deus....ando precisando dormir um pouco mais do que 3 horas por manhã....heheheh....

Mas vamos lá...um caso típico de "enrosco" ou, como dizia outro mestre antigo que já está no andar superior - Um ENCOSTO!!!! hehehehe

Não posso negar que tem rádios que me apaixono e resolvo com os pés-nas-costas....fluem rapidamente e etc...porém tem alguns que tornam-se espinhudos...e  espinhudos mesmo....faço focinho-torto para algumas marcas de rádios, porém essa eu até gosto, mas não muito....sabe aquele tipo de "marca" que vc acaba tendo uma experiência ruim e essa perdura por muito tempo???? Pois é.... assim comigo são os rádios Telefunken. Gosto, mas não muito....isso porque, pelos idos de 1987(ainda aprendendo), tomei um baita choque em um rádios desses e nunca mais esqueci e, obviamente, aquilo ficou gravado no HD do Capeta(cérebro).

Uma das irmãs do Rádio que vou mencionar abaixo, tem o nome de Dominante e foi a responsável pela lesão que tenho ou tinha na coluna(é bom nem falar muito, vai que ela sente saudade e volta, não???), lesão esta que vira e mexe me deixa fora do ar.....

Pois bem, ao chegar esse rádio tinha oxidação no chassis, faltava o knob(botão) seletor de faixas, que vai na lateral, problemas diversos de funcionamento, falhas na caixa, tecido ortofônico estourado e poído, metais oxidados, tampa de baixo comida por bicharocos, olho mágico em curto e mais algumas coisas de acabamento, como a falta do modelo que é Andante porém o que mais me arrepiava, era ter de fazer um eixo novo de sintonia pois, o original, estava completamente torto, quase um L....

A primeira coisa a ser Restaurada foi a caixa onde, numa imposição do dono, ele quis um verniz onde o brilho não ficasse muito intenso, parecendo móveis modernos das "Casas Bahia"....

Claro que com uma dose de paciência, ele aguardou esses 3 anos, onde fui reunindo todos os elementos e o eixo, vivia me olhando e eu olhando para ele....

Fiz a restauração do chassis usando verniz Azulado(bem leve)....as FI´s estavam travada e,somente na Cera à 50 Graus, elas ficaram 15 dias para destravarem.....

Vamos ver algumas fotos exclusivas na nossa "Play-Radio"....hehehehe


 Quando chegou.... muita poeira e oxidação(ferrugem para os íntimos....)

 Faltavam duas valvulas:EL41 e a EBC41 estava em curto.....

 O Eixo do cordonete, que atravessa 25 cm para dentro do rádio estava quase à 25 graus...bem torto....

 Uma visão geral do que eu tive de "encarar"....hehehehe...mas "Eu GOSTO" !!! heheheh

 Faltava o logo com o modelo do rádio....mandei fazer em um Pé de Porco e essa porcaria me foi entregue.....tenho meia-duzia...se alguém quiser...hehehehe

 Aí, quando vc encontra um Put*- Profissional, ele faz....cobra caro(igual eu), mas faz o que vc quer....

 O Chassis foi parcialmente desmontado, tomou o nosso tradicional Banho Quimico, que inclui uma duzia de processos....depois foi polido....

 Aqui, o bendito eixo acertado... a angulação ficou em 0,001, ou um milésimo de erro, quase nada, comparado aos 25 graus de entortamento.....fora o eixo, não aparecem nas fotos, precisei fazer novas buchas de bronze para ele deslizar.....o eixo foi polido com lixas até gratura 2000...recebeu uma camada de verniz e polido novamente.... com isso, deve deslizar bem até a Copa de 2038....hehehehe


 A Montagem parcial.... no chassis eu usei verniz PU com leve coloração azulada(processo nosso-exclusivo).

Como sou sempre premiado....essa bobina de FI estava enterrompida....


 Graças à um processo cirurgico, voltoua funcionar perfeitamente....

Vista dos Cordonetes....acho que os engenheiros da Telefunken, na falta do que fazer, bolavam posições e complicações para os cordonetes de dial, mudança de faixa, Band-Spread e etc...acho que havia premiação interna para quem complicava mais....hehehehe


Visão lateral dos 5 Cordonetes...uma delicia, ao montar, vc ver que está errado....dá uma alegria no coração......hehehe


 Nesta foto, uma visão do estado do tecido Ortofônico quando veio...

Aqui, depois de trocado, metais polidos e envernizados e a aplicação da Logo-marca....

 O Rotor das tensões original....

O novo, desenhado e impresso pelo Corel Draw e envernizado.....

 As peças de sustentação do Falante e essas estranhas porcas quadradas....falo delas já-já....estavam totalmente oxidadas e foram jateadas e pintadas na cor Ouro.

 Pintadinhas e bonitinhas.....

 Pois bem, aquelas porcas quadradas estavam no lugar das borrachas de sustentação do chassis... com as porcas, em ondas curtas, o rádio zurrava feito louco....solução???? Simples, consegui Nitrogênio liquido, um tarugo de borracha e várias horas de tornearia.....

A Tampa de baixo que fiz no laser e as borrachas prontas....


 Aqui, o rádio pronto e montado....ficou pronto???? Nada, quem disse que minha vida é facil???? Estava ouvindo a Rádio de Lisboa e "tum"...encerrou a oscilação em Ondas Tropicais.....

 E vai o restaurador desmontar tudo de novo, retirar o monobloco inteiro, cordinhas de informação de faixa e Band-Spread(só aqui vcs imaginam minha alegria.....) e achar um bendito capacitor de 2nF que resolveu, assim, sem mais nem menos, fod** minha restauração..... Trocado, novo processo de montagem, cordonetes novos e calibração digital......tudo de novo.....

Com o rádio desmontado eu notei que havia a falta de alguma coisa no display do rádio... no Band Spread havia apenas um ponteiro, enquanto a representação no dial era dividida em duas.... com um ponteiro em mãos, fiz o segundo.... ambos amarelos....


Pronto, foram 3 anos e 2 meses....mas acho que valeu a pena........Claro que, como já disse, se eu fosse viver apenas de Restauração iria morrer de fome....vários outros reparos foram feitos durante esse processo e, como já disse várias vezes, por razões de $$$, conserto tem prioridade sobre restauração e, por isso aviso novamente, eu restauro qualquer rádio, mesmo fuçado por Pé-de-Porco, mas se for para ter pressa, ficar ligando ou mandando e-mail indecorosos, ou ainda, buscando advogadinhas de porta de cadeia para fazerem ameaças e processinhos infundados, fique com ele destruído por aí mesmo ou procure outro Pé-de-Porco...quem sabe algum FUÇÃO por aí não faça o tipo de reparo que você quer, pelo preço que você quer e no prazo que você quer?????

O dono desse rádio foi um Gentleman em todos os aspectos e, mesmo no momento que atingimos o 3o. aniversário do Rádio aqui, fui amplamente compreendido por ele que exigiu e teve, acima de tudo, o mais alto padrão entre nossas Restaurações.....

Abraço à todos e devo colocar um Stewart Warner que chegou também em 2009 e ficou pronto agora.....


Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

3 comentários:

Carlos Dantas disse...

Belos trabalhos. Parabéns.

Marvini disse...

É praticamente um renascimento, muito bom o seu trabalho , Parabéns.

Marvini disse...

Muito bom mesmo, é na realidade um recriamento o que para min é mais complicado do que criar.