sábado, 10 de novembro de 2012

Rádio Montreal

Oi de novo;

Hoje estou dando uma rápida atualizada no blog....

Em minhas memórias, ainda quando entusiasta de eletrônica antiga, eu era apenas um "ratão" atrás de coisas antigas e estoques de lojas antigas em São Paulo.....recentemente visitei a boa e saudosa região da Santa Efigênia e lágrimas vieram aos olhos...quantas e quantas vezes, com uma listinha na mão ia de loja em loja com meu saudoso irmão Itamar, comprando valvulas, transistores, capacitores e outras velharias....nessa época eu tinhas uns 12 ou 13 anos....isso pelos idos de 1989, 1990....hoje vou acompanhado, quando ela não está muito ranzinza(isso puxou da mãe, evidente), de minha filhota Raissa, já com 6 anos e meio.... será que um dia vou com meus Netos??? Acredito que não viverei tanto mas, o futuro ao Grande Arquiteto pertence....
Em 1991, pouco antes do falecimento do Senhor Gisto Rossi, na época sogro do meu também já falecido e citado irmão Itamar, fui com ambos à São Paulo.... uma viagem muito agradável, como sempre... e por lá passamos em alguns velhos e queridos amigos do Senhor Gisto... daquele tipo de amizade que hoje em dia não vemos mais.... do tempo que se vendia e a palavra valia mais que o $$$....
Entre essas muitas casas, passamos por uma chamada Eletrônica Montreal... pena, na época eu ser estudante e viver duro, sem $$$.... o proprietário, um Senhor muito simpático, tinha duzias de diais dos seus rádios fabricados nos anos 60,70 e começo dos anos 80 do século passado....

Como não existe levantamento sobre a fábricas de rádio no Brasil, ando pensando em fazê-lo e, evidentemente, gostaria de contar com a ajuda de vocês... para isso, vamos deixar as diferenças de lado(se e quais houverem) e vamos nos empenhar em deixar para a posteridade esse levantamento, com fotos, dados, diagramas(para quem não sabe é o mesmo que esquema) pois, a Industria do Rádio Nacional foi muito importante para o crescimento do País.... eu mesmo, venho preparando um programa para nossa Rádio Web Saudade,onde conto a tragetória desse formidavel meio de comunicação....mas esses serão assuntos para Post separados...

Voltando a falar dos Rádios Montreal(nacionais), eu conheço poucos modelos e, entre eles, sempre quis adquirir um modelo chamado Cisne, que vi quando criança e nunca mais vi outro....SNIF, SNIF...outro que procuro é um rádio nacional que tem um desenho de Nossa Senhora Aparecida do lado direito...quem tiver e quiser dispor, avisem por e-mail: officinadoradio@gmail.com

Dia desses, pintou um Montreal na Officina que eu não conhecia....Tio Flau, fazendo uma visita por aqui disse:
- CREDO...na década de 80 esses rádio eram vendidos na HI-FI(loja que existiu em São Carlos)...eram horriveis, dava problema em tudo que é faixa....etc...

Bom....apesar dos pesares, encarei o radinho...chegou feinho, coitado:





Ao desmontar o rádio, duas surpresas ruins me esperavam:
1) Por baixo do casquilho, muito cupim....
2) Essa frente era colada e pregada e o dial colado na caixa...... eita coisa gostosa para soltar...

Na máquina do rádio algo bom: NENHUM Pé-de-Porco passou por ela...estava novinha, gostosinha de trabalhar..algumas coisinhas por fazer, mas coisas simples:


Maquina no estado original.

Dial Retirado com friso

Maquina semi-pronta...leiam abaixo os abacaxis encontrados...


Dial lavado e polido: NÃO LAVEM COM AGUA O DIAL DO SEU RÁDIO....

Enquanto esperava a chegada de um conjunto de knobs, fotografei o rádio para vocês....
Usei lâmina AMAPÁ, depois de colocar a caixa na estufa de cupim, massear e selar.

Fiz, com o aerógrafo, detalhes em Marrom madeira, na frente, laterais e moldura da caixa.

Detalhe da frente do rádio, ainda esperando Knobs.

A iluminação do dial, fiz com led branco.


Prontinho, indo para do dono......

Nesse rádio, o que me chamou a atenção foi o funcionamento precário em todas as faixas....investiguei por mais de uma semana para encontrar a causa e o defeito....comecei re-ajustando o amplificador, pois tinha audio insuficiente e, com a ajuda do Tio Nêga(Flaudemir), descobrimos que havia uma falha na placa do amplificador e isso, de fábrica....pois como disse, o rádio não era fuçado por Pé-de-Porco....talvez um erro de fábrica...
Com o amplificador em ordem, ajustado e com bom som, passei para o setor de RF...calibradas as FI´s, percebi que o rádio não tinha ganho, não sintonizava bem...enfim, faltava alguma coisa...
Retirei aquela placa que vocês podem ver à esquerda do chassis....nela está todo o coração do rádio, pois ali ficam TODAS as bobinas de RF.... investigando com uma Lupa que deixa a imagem DESSE TAMANHÃO, notei falhas nas trilhas....resoldei e resolvi, já que estava com a encrenca na mão, ver todas as bobinas....uma delas, estava apenas presa na placa, seus fios estavam quebrados muito próximo aos lides....resoldei todos, parti para outra(Ondas Curtas), interrompida....rebobinei apenas as ultimas 5 espiras...
Depois de uma semana me dando canseira, o radinho da Montreal ficou ótimo e, acredito, dadas às falhas de fabricação, ainda melhor que Novo....hehehheh


Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

Nenhum comentário: