domingo, 2 de dezembro de 2012

Philco B503 Portátil e com FM

Alô Amigos;

Impossivel não escrever sobre esse rádio...Eu gosto muito dessa linha, principalmente pelas personalizações que são possiveis....escrever sobre esse rádio sem escrever sobre o seu dono seria uma enorme injustiça...
Como vcs sabem eu não cito nomes, mesmo que o dono seja super-gente-fina ou um tremendo filho da put*, eu preservo os nomes....
Mas enfim, o dono do rádio abaixo iniciou contato pessoal aqui na Officina no começo de 2012...seu rádio era esse:





Por não conhecer nada e, por ter "brigado" com todos os "técnicos" de São Carlos, ele mesmo fuçava nos rádios, mais destruindo que consertando e pintou esse coitado com tinta preta à pincel....o dial acabou se quebrando e a placa estava destruída....

Seu tipo de briga com os técnicos está no fato dele gostar muito de rádio e querer "ver" os colegas trabalhando...visitar as oficinas TODOS OS DIAS e ficar grudado nos técnicos...eu trabalho sozinho e não posso me dar ao luxo de ter alguém grudado em mim....

Fiz um orçamento para que fosse rejeitado porém ele aceitou e eu, tive de fazer...mas impus uma condição:

- Você não me pertuba enquanto o rádio estiver aqui...na minha Officina mando eu e ninguém entra sem ordem minha. Não adianta você tentar fazer o que vc já fez na oficina do "Fulano" e do "Ciclano"...quer que eu faça seu rádio???? EU FAÇO, porém no meu preço, no meu prazo e sem me encher o saco...se vier me perturbar, levará o rádio e nunca mais eu o atendo, ok????

- Ele relutou, queria ficar aqui dentro, mas eu recusei.... bom....foi pior essa parte pois, toda semana ele aparecia por aqui e, como alguns nem imaginam, esse campo de restauração exige o máximo de concentração...aí toca o telefone, chega gente numa campainha, toca o celular, toca o fixo, toca a outra campainha....ou seja, tem dia que o ambiente da Officina torna-se terrivel....não pelas máquinas, mas pelas "tentativas" de contatos, justo no dia em que vc precisa estar quietinho e, pasmem....parece que ele adivinhava o dia....hehehehe

Bom, a caixa do rádio dele eu não quis restaurar, comprei outra no Mercado Livre de um vendedor que a vendeu por R$47,00...um preço justo...diferente dos que querem US$10.000.00 por rádios "pardais"...

Nesse meio tempo ele trouxe outro rádio igualzinho...me informou que esse rádio ele tinha levado no *****(conhecido Pé-de-Porco) da cidade, que disse a ele que o rádio não tinha conserto....abri, olhei e disse:

-Vc pode pegar esse rádio amanhã????

Ele assustou, sem duvidas...o outro ja estava aqui há 6 meses....






O diagnóstico foi simples: O Pé-de-Porco desligou os transistores de saída, testou(sabe-se Deus como) e religou....claro, invertidos... como esses transistores da Philco são ruins de nascença, eu os substitui por transistores modernos, melhores...claro que houve a necessidade de re-polarizar os novos transistores....ficou perfeito....troquei todos os capacitores e o falante....

3 dias, exatamente, somente 3 dias depois que entreguei o rádio, eis que chego na loja e lá estava ele com o radio nas mãos....disse que tinha levado no Pé-de-Porco e caboclo fuçou no rádio(afim de desenhar o que modifiquei no rádio, sem duvidas)...e, depois de sair de lá, o rádio não "pegava" mais as rádios de Araraquara(uma cidade 37Km distante daqui)...

Obviamente que eu disse - E porque vc não volta lá e diz pra ele consertar o que fez??? Eu não tenho tempo para atender fuçadores....

O rapaz quase chorou.... peguei o rádio na calçada e antes que ele pudesse por o pé dentro da loja eu já disse:

- Hoje, nem pensar....pega amanhã depois do almoço...

Aí vem a clássica pergunta que todo curioso faz:

- Mas isso é tão facil e rápido...eu não posso esperar, ver e levar o rádio?

Minha resposta:

- Se é facil e rápido, leve para outro....por isso se quiser levar, pode ir....

Resposta:
- Não, não, Senhor Indalécio...amanhã eu volto...

Entrei na Officina e já descasquei o abacaxi.... calibração de rádio, quando vc fica experiente, torna-se rápido e fácil mesmo mas daí, permitir que um curioso fique nas suas costas, nem pensar....meu avô dizia: Nunca trabalhe com o Diabo nas Costas...hehehe Grande verdade.... acompanhar o trabalho eu só permito para 2 clientes muito antigos, Tio Aldo e Tio Flau que podem entrar e sair quando quiserem e só não têm a chave da Officina porque não querem...e um negociante de rádios conhecido do ML por Akollin...fora isso, eu as vezes mostro como é a Officina, alista de espera e etc, mas não sempre.

No outro dia veio, levou e "tentou" me cobrar sobre o outro....nossa...eu odeio isso, mas enfim...se estamos na chuva, vamos nos molhar....

Nessa semana eu descasquei o outro, aquele primeiro que veio...Ele havia escolhido deixar o rádio em Preto, mas pediu que o rádio fosse pintado em preto ônix metálico....

Mesmo com a coluna em péssimo estado e dividindo meu tempo entre fisioterapia e pouquissimas atividades, eu quis me ver livre disso logo...juntei partes de 3 caixas diferentes: Dial, Caixa e a terrivel tampa das pilhas, que raramente estão nesses rádios...

Vejam as partes antes da pintura


 Originalmente esses rádios são azuis ou verdes... essa caixa era verde.

A tampa das pilhas eu encontrei num doador de órgãos vermelho....

A caixa, por ser de plástico e antiga, tem que receber um tratamento para aceitar pintura.

Aqui, já pintado de Preto ônix e com Verniz PU.

A inscrição frontal estava muito ruim...daria para fazer outra, mas o dono aprovou assim....

Hoje, uma grande raridade é encontrar uma Antena para esses rádios. Não existem mais fabricantes desses componentes no Brasil....e Viva a China!!!!

Precisei adaptar uma antena semelhante, porém com a haste inicial maior....ou era isso, ou NADA....


Modéstia a parte...ficou bom, não????


Quase um ano e vendo o dono toda semana....eu realmente preciso começar a filtrar o que entra na Officina....certas "buchas" e donos chatos, estou riscando da lista.....

Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

6 comentários:

Administrador do Blog disse...

Olá, tenho acompanhado seu blog a muito tempo e é rara os momentos em que eu escrevo nos comentários dos blogs alheios, mas seu blog é instrutivo e divertido, me lembrei que minha vó que já não está mais conosco tinha um desses, eu costumava quando a gente ia na casa dela, pois morava em outro estado, ficava grudado no rádio ouvindo, hoje eu tive boas recordações somente em ver esse tipo de rádio, valeu pelo blog.

Carlos Dantas disse...

Indalécio, melhor que os consertos feitos nos rádios, são suas histórias. Já que você é meio desocupado de afazeres, você devia aproveitar esse tempo livre e escrever um livro...
;)
Dou uma dica: muito do escrito já está prontinho aqui no blog. É só fazer a coletânea. Abraços.

pahpah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Labastie disse...

hehehe, lembrei da minha juventude, meu primeiro rádio foi um igual a este. Parabéns pelo blog. Abraço

Rafael Vinicius Goncalves disse...

olá amigo eu tenho um radio desse mas ele é laranja kkkkkk muito bacana tambem eu comprei ele de um pintor ele tava tudo sujo e o pintor ligo 110 voltes no jak de entrada de AC

João Garcia disse...

Seu trabalho é tão bom quanto suas histórias. Sou amante da eletrônica vintage. Esse rádio, bem regulado, é o melhor receptor de AM da sua categoria que encontrei até hoje!
Um abraço e que Deus te ilumine ainda mais!