terça-feira, 21 de maio de 2013

National SS-5000

Oi Amigos;

Hoje em dia não raras as mulheres que buscamos meus préstimos profissionais. Aliás esse dia entrou aqui na Officina uma moça tão bonita que o meu coração de idoso quase parou...heheheh
Entre as "meninas" que procuraram os meus trabalhos, vou relatar um aparelho Nacional da marca National que quase me deixou louco.
A minha sorte foi que sua proprietária foi doce, meiga e se mostrou ser extremamente inteligente com todas as formas que se formaram nossas entabulações...

O aparelho quando veio, nada funcionava...as vezes até prefiro assim. Troquei os transistores de saída, os do pré eram velhos(feios mesmo), então os troquei por pares melhorados e, por não ter o diagrama do aparelho, foi na experiência que fui resolvendo os abacaxis que foram surgindo.

O maior problema foi a caixa...não sei porque pelos anos 70 e 80 inventaram de fazer tudo com aglomerado, principalmente a linha National nacional....esse material com o tempo estufa, estoura, empipoca, adquire umidade e desmancha...

Isso é o que sobrou do selo original:


Por dentro, todos os capacitores foram trocados, troquei o cordonete do dial, todas as polias do toca-fitas e, atendendo ao pedido da proprietária, fiz uma iluminação com led´s no dial.


 Para que o fundo ganhasse resistência às intempéries, eu o selei com massa automotiva, lixei e cobri com uma película preta. 
 No toca-discos, eu fiz a polia e usinei a borracha.


 Para a caixa, o correto e mais rápido seria por outro casquilho sobre o deformado original...se bem que o melhor era fazer outra caixa mas eu quis preservar a originalidade pois o aparelho é de estimação. Então, com a paciência de Jó, fui inteirando as partes faltantes com uma massa livre de água que desenvolvi aqui...
 Usei um corante onde a massa foi aplicada e criei umas "manchas" que combinaram com os desenhos dos veios da madeira original. Um Verniz fino, deu o acabamento esperado.
 Aqui, o dial e o toca-fitas iluminados com LED´s
 O Toca-discos é um dos mais simples e mais eficientes que conheço.
 Aspecto do Verniz na parte superior...
 As teclas foram limpas com o conjunto do TocaFitas no ultrassom.


 Graças ao CorelDraw redesenhei o selo original com todas as informações originais, mantendo inclusive, o tamanho original.


 Os Knobs de Comando foram pintados na cor original, com tinta especialmente desenvolvida para eles. Depois, uma fina camada de verniz PU.

O Aparelho pronto, ficou muito bonito e totalmente funcional.

Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

5 comentários:

lsmorato disse...

Caramba! que coisa linda ficou! Parabéns!

Anônimo disse...

Sensacional!

jaime lago disse...

Caramba meu! vc é o verdadeiro profissional restaurador trabalho e dedicação! parabéns!

Anônimo disse...

Olá, por favor, qual a agulha usada nesse toca discos? Obrigado!

Anônimo disse...

Lesson 1001-S
Ainda fabricam, há venda em lojas online, mas foi numa loja física, em Porto Alegre, que encontrei o melhor preço, R$25,00.
Tenho um, funcionando completamente, o aglomerado atrás minimamente danificado, com duas caixas acústicas originais, tudo funcionando, apenas notei que as caixas não respondem com o mesmo volume rodando o LP, quando comparado com o som do rádio. Comprei o conjunto todo por R$150,00, achei uma pechincha.