segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pé de Porco com Chucrute

Alô Amigos;

Pelo titulo eu já informo que não se trata de nenhuma receita nova com mistura de pratos Brasileiro e Alemão.... trata-se um Rádio Alemão que veio de lá "fuçado" aos moldes dos nossos melhores Pés-de-Porco....

Trata-se de um Schaub-Koralle 53...um rádio muito bonito e com uma Chave de Mudança de Ondas muito interessante, montada como um sistema de virabrequim automotivo, para girar sem fim de curso e, em cada faixa, ele posiciona um conjunto de mini alavancas...algo que somente a tecnologia Européia que por essa época se baseava na qualidade e não no baixo custo, poderia ter desenvolvido.
Esse Rádio pertence ao Dr. Rodrigo, nosso amigo que o comprou no Ebay Europeu e o vendedor o avisou que se tratava de rádio "sucata" pois haviam tentado fazer o rádio funcionar por lá.

Como o acabamento do rádio estava perfeito seria mais coloca-lo para funcionar mesmo... e lá fui eu... ver onde o antecessor havia parado...

Ao retirar da caixa, essa foi a cena que vi...tudo pendurado, bem típico dos nossos Pés-de-Porco brasileiros....


 Retirei as "invencionices" e penduricários, substituí todos os capacitores por novos e eis que surgiu o FM bonito...mas nada de AM, revisei a chave e alguns capacitores cerâmicos da valvula 6BE6 do AM...o AM voltou perfeitinho, mas sumiu o FM de vez!!!!

Depois de conseguir o diagrama com um amigo na Alemanha, estava tudo correto, mas o FM nada!!! Pior que havia funcionado antes...levei o diagrama para casa e o estudei uma noite inteira para entender o funcionamento completo do sistema AM-FM do Rádio...Acontece que ele usa uma valvula(6AU6) para amplificar o sinal de FM, uma 6BE6 como osciladora do FM e, desta o sinal se mistura na outra Osciladora que é a de AM, através de uma bobina...bobina checada, tudo ok, capacitores trocados novamente por via das duvidas....sabem qual era o culpado????????

O Soquete da 2ª valvula 6BE6. Quando eu troquei os capacitores dessa valvula, acredito, que tenha abalado o soquete e como o rádio todo usa uma Barra ônibus como aterramento, o rebite que prende esse soquete se soltou de leve. Para Ondas Médias(frequencia baixa), tudo bem mas para FM que a frequencia é alta, meus amigos, isso virou um "CAPACITORZÃO" e bloqueava a coitadinha da Frequencia Modulada...
Não troquei o soquete por ser de fenolite de primeira qualidade...com a furadeira Dremmel e uma broca minuscula, removi os rebites originais e usei dois lindos parafusinhos que pareceram ser sob medida.
Calibrei o Rádio e aí surgiu mais um problema causado pelo Chucrute-Pé-de-Porco. Cada Knob(botão) é preso em seu eixo por dois parafusos com porcas na parte interna do Knob. Estava com apenas um parafuso em cada knob. As porcas eram quadradas e os parafusos de fenda. Comprei um conjunto de parafusos Alen A4, porcas A4 e limei uma a uma as porcas até encaixarem nos receptáculos das porcas originais. Substitui todos os parafusos por Alen e pronto...serviço limpo e "bonitinho"....heheheh




Dr. Rodrigo enviou umas fotos melhores pois essas, eu tirei na bancada e correndo...sem o rádio fazer pose para a foto....hehehe





Um belo rádio alemão agora restaurado por um brasileiro...ou seja...eu...heheheh 

Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...




eu tenho um rádio igual a esse que era do meu falecido pai e ele não

tem FM só ondas médias e curtas