sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Cathedral Rádio Philco - 1936

Oi Amigos;

Eu não posso negar o quanto sou fã e gosto dos Rádios Philco. São simples, apresentam alguns problemas congênitos de uma fábrica que sempre andou pelo fio da navalha, mas os rádios e televisores sempre tiveram estilo e beleza.
Esse rádio veio dos EUA e o dono, ao chegar o rádio, tratou de enfiar o fio na tomada....resultado??? NADA!!! Claro, por lá o americanos não tem a umidade alta como temos por aqui e os Pés-de-Porco americano foram menos "fuçadores" que os nossos... então esses rádios chegaram aos nossos dias em estado quase de perfeição, facilitando muito o trabalho de restauração.

Quem trouxe o rádio foi o pai do dono...após uma rápida conversa e o orçamento aprovado de imediato, coloquei o menino na fila dos consertos...


 Esse componente selado com cera, contém 2 ou 3 capacitores em seu interior...
 O Chassis limpo e sem marcas de "fuçadores"....Ah, como minha vida seria mais simples se todos estivessem assim....
 Os capacitores novos instalados dentro do interior do "banquinho" de capacitores antigo...
 Como quase 30% dos casos desses rádios, eles pararam por problemas técnicos de época. Com certeza algum raio caiu na antena ou nas proximidades desse rádio e isso fez "abrir" o enrolamento da bobina de antena...Seria horrível retirar ela do local, pois teria de ser movido o bloco inteiro de bobinas....o que fazer??? Enrolei no local, sem remover a bobina do chassis.
 Bobina Aberta em vários pontos...nem o fio foi aproveitado, somente para medida.
 A Bobina enroladinha e encerada....
 Rádio montado, escudo polido e parafusos banhado em ouro.
 A caixa foi lixada com lixa 2000 e encerada...manteve os traços de antiguidade, com charme e beleza.
 Um belo estio, não??? Posição para a foto, antes do dono vir buscar na Officina.
Para quem gosta de ver chassis de rádio....eis o chassis desse menino...

O dono desse rádio também foi paciente e esperou o nosso prazo de conserto que já anda alongado também.

Você tem pressa, é do tipo histérico, xarope e vai ficar telefonando ou vindo aqui sem marcar hora??? Procure outro restaurador. Eu trabalho com calma, no meu tempo e no meu preço. Sei o valor do meu trabalho e por isso estou cortando os chorões e xaropes....

Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

4 comentários:

Leonardo Ferraz disse...

muito bonito esse radio, parabéns pela restauração!!

lsmorato disse...

Poxa, que legal essa restauração! Parabéns mestre!

Anônimo disse...

Indalécio,
Muito, muito obrigado pela sua dedicação neste radio Philco Cathedral 1936.
Voce é um artista.
O "Tio Aldo" tambem me passou o micróbio de radios valvulados, quando eu tinha uns 14 anos de idade.
Á propósito, meu pai está com outro "doente" para voce..
Sem pressa nenhuma, dentro do seu tempo.
Abraços

Andre

Marcio Folis disse...

Parabéns pelo trabalho!Sabes me listar as válvulas desse rádio? Abraço