quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Philips FR780 - Uma Restauração Problemática.

Alô Amigos;

Eu não ia escrever sobre essa Restauração por tudo o que a envolveu. Em nivel profissional exigiu o meu máximo e, em nivel pessoal, foi a mais desgastante que eu já pude trabalhar até hoje.
Foi mais um cravo que me levou às crises depressivas no ano passado. Foi desgastante em todos os aspectos, principalmente no quesito pessoal....eu digo sempre e repito: Minha profissão seria ótima se me envolvesse apenas com os Rádios e quase nunca com seus donos. Mas considero esse um caso atípico e espero jamais encontrar algo ou pessoa semelhante nos novos projetos.
Não tiro, isso sim, a razão de nenhum cliente em momento algum. Muitas vezes e não são poucas, restaurações empacam, parecem não andar, parecem enroscadas...mas vou fazendo...não paro com nenhum projeto antigo para dar sequencia aos novos, mas como sempre digo, Consertos tiveram, até bem pouco tempo, prioridade sobre Restaurações por conta da velocidade com que são feitos e recebidos seus valores...sim, meus amigos, eu faço o meu trabalho por paixão, mas também para defender a cachaça dos netinhos....dinheiro pode não ser a solução para todos os problemas, mas que ameniza a grande maioria deles, sem duvida. E por aqui a coisa não é diferente....as datas de Aluguel, Energia, Impostos e etc chegam e por isso, preciso ser prático. Não sou escravo do $$$ e não me permiti ainda ser escravizado por ele. Quando quiser ganhar $$$ exerço outra profissão qualquer ou viro empregado de alguma empresa...

Mas vamos nos focar às Restaurações...sim, pior que uma vitrola, foram 2, mas vou tratar apenas da Philips aqui, ja que a outra foi apenas consertada e descupinizada.

Recebi em Março de 2013 uma embalagem assim:

Muito bem embalada pelo vendedor do Mercado Livre. Quem a comprou somente a viu por fotos, sem saber o estado geral da peça...

Abaixo fotos do anuncio:
Aparentemente, sem muitos problemas, não????


 Foto acrescentada em 06 de Fevereiro de 2014 - Ainda na casa do antigo proprietário.
  Foto acrescentada em 06 de Fevereiro de 2014 - Ainda na casa do antigo proprietário.
 Foto acrescentada em 06 de Fevereiro de 2014 - Ainda na casa do antigo proprietário.

Pois bem, esse tecido frontal foi a causa da perda de muitas noites de sono. Os cantos da caixa, comidos pelos cupins, fizeram a moldura desmoronar em minhas mãos. A Lâmina de madeira se soltou ao ser encostada a espátula...apodrecida e com comidos de cupins....não pode ser aproveitada. Todos os metais estavam oxidados, toca-discos sem as presilhas plásticas que o prendem. Falantes "duros", por dentro, um caos de fiação e sujeira....além de muito pó de cupim....
Combinei o valor da Restauração e pedi o sempre peço: Não tenha pressa...faltou pedir: Seja Educado!!! Mas vamos à Restauração:

Algumas fotos eu deletei e hoje me arrependo pois, como disse no inicio desse post eu não ia publicar essa Restauração, mas talvez isso me faça algum bem pois em nada pode existir só o mal.

A aplicação da lâmina fora feita 4 vezes. Isso mesmo, não foi uma, nem duas, mas quatro vezes. Na madeira de base havia alguma coisa que fazia com que a lâmina se soltasse ou enrrugasse no passar de 12 horas.... Entre a segunda e 3ª vez recebi a visita inesperada do dono das vitrolas. Veio sem avisar, sem marcar data...do tipo "acusador" dizia a todo instante que eu não tinha feito nada nas peças dele. Queria que montasse do jeito que estava, que ia levar assim mesmo e etc... esse é o pior pesadelo para quem trabalha com restauração... mostrei as lâminas e ele foi enfático: -  -- Esse Marfim eu não quero - Quero com 1,5mm. 
Deixa eu explicar, para quem não conhece: Lâminas de madeiras, naturais e não pré-compostas, têm espessura de 0,7mm à 0,8mm. Como eu ia fazer "brotar" uma lâmina de 1,5mm??? Telefonei na distribuidora de lâminas de SP, eles tinham, mas não me informaram o "tipo" de lâmina....entendem quando quem atende ao telefone está preocupado com um bom volume de vendas e não em especificações técnicas??? Pois esse foi o caso...Com o dono das peças aqui, informei que daria um jeito e faria como ele quis. Me arrependi até o último fio de cabelo!!!!

Fui à SP buscar a Lâmina...para quem conhece, sabe que esse tipo de espessura de lâmina(1,5mm) de madeira, em marfim, é composta de lâminas costuradas e são utilizadas em Skate´s....não em movelaria. Têm trincas de monte, rachaduras e são coladas uma sobre a outra.

Pedi para fazerem duas lâminas com a espessura que eu queria e com a largura da vitrola, já que as lâminas(naturais) são estreitas....queria fazer, agora, sem a emenda que vocês podem ver abaixo:
Foto tirada após a 3ª tentiva de casquilhamento

O preço das duas lâminas, sem computar a viagem, já estava chegando no teto do preço cobrado...mas tudo bem, tudo em pról do cliente....chato ou não ele confiou sua peça aos meus cuidados e um "não deu para fazer", sempre esteve fora dos meus propósitos...

Para piorar eu sou muito detalhista e chato. Essa vitrola usa um aplique de metal em sua frente. O dessa vitrola esta destruído pelo tempo, pela oxidação e com muitos pontos faltantes. 
Quando orcei a peça, solicitei em Bauru uma cotação de barra "U" para aplique em móveis pois, o catálogo da referida empresa, tinha isso em estoque. Fiz a ordem de pagamento e dias, mas muitos dias depois, recebi uma porção de varetas de solda metálicas...nem perto do que eu precisava e, para piorar, precisei ir à Bauru resolver o problema....não houve solução. O produto estava fora de uso há 2 décadas, ou seja, cheguei 20 anos atrasado....hehehehe. Devolveram o $$$ pago pelo material, mas não o do envio e nem da despesa de ir até lá trocar por "nada"...mas tudo bem, a restauração já está caríssima para a Officina e superou o orçamento dado.

Qual foi a solução para o problema dos frisos?

O Imbecil aqui comprou duas barras quadradas e abriu na fresa a canaleta para o encaixe na madeira.... vejam um pedaço:

 Metalão amarelo e a base que construí em aluminio para poder prender a peça para usinar.
 Nasceu o friso da vitrola...feino na fresa.... o corte em 45º na base de aluminio, serviria para cortar os cantos em angulos corretos para a aplicação.
Foram 2 barras de 3metros. Trabalho de 2 dias em pé.....

Têm Restaurações que fluem muito bem...de forma gostosa, leve...essa foi horrivel, eu me sentia mal toda vez que passava perto da vitrola...aí, como tinha de casquilhar novamente, chamei o melhor auxiliar que já treinei até hoje e, com o tempo, superou o mestre....Tio Tony, ele mesmo, o criador da nossa Rádio Web Saudade... e mãos à obra... para solucionar o problema de descolarem as lâminas, usamos um recurso de secagem próprio(esse eu não revelo). Depois, com uma tupia manual, tiramos 0,3mm da madeira toda...cada buraco de cupim foi tampado.
 Esse é o Tio Tony...um amigo e tanto....
 Peça re-trabalhada, limpa e com os "comidos de cupim" tampados, preparada para laminação
 Quem lê, nesse momento imagina, isso foi rapidinho... acontece que o Tony trabalha durante o dia, tem emprego fixo. Veio me ajudar após o horário de trabalho dele... Houve dias que varamos das 18:00 às 4:00 da manhã nessa preparação...
 Parecia que não tinha fim... ondulações durgiam de um dia para outro....
Mas começamos a laminação, enfim!!!! Lãminas cortadas com bisturi cirurgico, para um corte perfeito, sem rebarbas, quando casquilhamos enfim a primeira peça, comemoramos... quando um outro amigo veio aqui e viu esse trabalho disse: Eu teria pintado esse "tróço" de preto e tacado fogo!!!....
Mas vamos seguindo, assim como seguiram os e-mails do dono, ameaçadores, desabonadores.... e meu avô tinha uma frase muito certa e que depois verifiquei na lei de Morfi: O que tende a dar errado, na certa dará!!! E "Benedito" e Feito!!!! mas vou contar só um causo lá embaixo....


 Lateral, laminada e com inicio da abertura do falante.
Abertura do falante Lateral. Isso pode parecer fácil, mas é feito com lima-agulha...levam-se horas para uma abertura como essa.
 Peça toda laminada...vamos começar o acabamento?
 Para que o desenho da madeira fosse continuo, casquilhamos prendendo a tampa superior no lugar e depois fizemos o seu corte.
 Pintura dos pés em Marrom Tabaco.
 Destacaram-se os detalhes em metal.
Envelopamento para pintura das aberturas laterais.

Uma pausa no acabamento para tratamento dos metais:

 Esse é o puxador superior da tampa do toca-discos. Além de oxidado estava quebrado.
 Aplicação dos metais do contorno da vitrola. Os frisos precisaram ser refeitos com lâminas de papelão e cola branca...
Puxador frontal, oxidado e torto.

 Usei verniz PU monocomponente, usado em pianos, com Ipê, para deixa a peça "amarela" como o dono quis.
 Visão superior
 O frontal...vejam o detalhe dos metais se encontrando com ângulo reto no centro, sem fissuras...
 Resultado do verniz...ainda sem polimento.
 Um trabalho de LOUCO!!!! como diz o amigo Flaudemir.
 Aqui, sme flash e durante o dia, com as cores acertadas.
 Vejam no canto inferior da peça o metal se encontrando em angulo 45º
 O "lugar" do toca-discos


Aí, faltava polir e montar... a Vanessa, minha esposa ficou adoentada, recuperou-se, depois foi meu pai...precisei acompanha-lo em varias visitas médicas e exames... Como meu pai tinha um exame na 3ª feira, eu fiquei tranquilo em agendar para a segunda-feira como data de retirada das vitrolas. O dono disse que mandaria um "mensageiro" busca-las e assim, o restante do $$$ combinado.
Enroscou a montagem...deu zebra no rádio, trabalhei na peça sem dormir, sexta, sábado, amanheci aqui no domingo para a Vitrola ir tomando forma...
No meio da tarde do domingo eu já não aguentava mais, trabalhando no rádio que havia dado uma zebrinha houve um barulho e acabou a energia na Officina...(vão vendo a lei de Morfi em ação)...fui até os disjuntores, todos perfeitos...a energia não chegava no relógio... ligo para a CPFL e levaram 2 horas para consertar o problema...e sabe onde era??? No próprio relógio e, para a manutenção, precisaram desligar a energia externamente...
na foto, após reestabelecer a energia da Officina o profissional da Companhia colocou um parafuso na placa da Prefeitura que ameaçava cair...

Nisso, já eram 19:00 horas do domingo.... esse problema resolvido da energia,  toca o telefone da Officina, meu pai havia piorado e eu precisava leva-lo, a pedido do médico, para os exames em São Paulo.
Mandei um e-mail para o dono das vitrolas, para que, ou as retirasse na 4ª feira ou eu as levaria, sem custo algum....fui para casa, tomei um banho e fui para SP.

Após chegar, hospitalizar o meu pai para os exames, fiquei com ele até às 6:20 da manhã, horário em que ele adormeceu e eu pude procurar um hotel para desligar um pouco....toca o meu telefone celular...era a Vanessa, querendo saber onde eu estava pois um "moço" havia vindo de Minas retirar as Vitrolas.... expliquei tudo para ela e apaguei num sono de 20 minutos...toca meu telefone de novo e era o "moço" que foi retirar as vitrolas...expliquei a situação e, como ele estava fazendo um favor para o dono das vitrolas, ligou para esse que telefonou para mim...como sempre fora grosso, eu não imaginei que fosse diferente. Expliquei a situação e aos berros, do outro lado do telefone, fez ameaças, esbravejou, espumou e disse algo que não deveria ser dito 
- Quero que seu Pai se fod*..eu quero minhas vitrolas hoje.

Olha amigos, não sou de reagir à impropérios e por isso fui levado ao quadro depressivo e as crises no ano passado....fechei minha conta no hotel, fui ao HC, visitei meu pai que ainda dormia(era umas 10:20 da manhã) pedi para um enfermeiro me manter informado e voei para São Carlos...parei umas duas vezes para jogar agua no rosto, pois meus olhos pareciam cheios de areia...cheguei em São Carlos por volta das 14:00h....tomei um banho gelado e parti para a Officina....foi eu encostar o que veio buscar as vitrolas tocou a campainha.... já tinha ido à minha casa, à casa da minha sogra, na loja onde a Vanessa trabalha, na casa da minha mãe e perguntado para todo mundo próximo a Officina onde eu estava... No fim, conversando, vi que esse era boa pessoa. Mostrei as vitrolas e informei que ia montar essa bendita Philips que ainda estava resolvendo um abacaxi dela...amigos...isso levou a tarde, a noite e a madrugada de segunda para terça feira....montei, funcionou tudinho... e ficou bonita...modéstia à parte.

Vista lateral. O mesmo tecido usado na frente, foi usado nas laterais
 Vista de frente. As duas molduras foram pintadas em Marrom Tabaco para combinar com o Marfim e com os pés.
 Todos os metais foram polidos e receberam tratamento anti-oxidante.
 Rádio instalado e, agora, a tampa frontal está funcionando e parando sobre dois suportes.
Fiz as peças que prendem o toca-discos sobre as molas. Depois eu falo sobre isso, mais detalhadamente....
Como eu disse, eram duas, mas a segunda foi super-tranquila. Era uma Schaub-"alguma coisa"...muito bonita, mas bem comprometida pelo cupim. 



Foram trocados os capacitores, revisados os potenciometros e etc...usa um toca-discos maluco super trabalhoso...

Bem, era 3ª feira, 7:20 da manhã quando ajudei a carregar as duas vitrolas e fiz essa foto. Foi como se eu tivesse tirado um peso enorme de minhas costas...não recebi o $$$ faltante e nem tenho esperanças de recebê-lo pois é capaz do dono julgar que nada fiz em suas peças...
Tomei outra ducha e voltei para São Paulo...meu pai tinha feito os exames e, graças ao Grande Arquiteto do Universo, nada sério ou que recomendasse maiores cuidados....alivio....voltei para São Carlos às 21:35h....dormi 2 dias......enfim!!!!

Como disse lá em cima, não tiro a razão de ninguém e muito menos desse cliente....problemas acontencem com qualquer pessoa e muito mais com peças em Restauração que podem surgir imprevistos.

Com essa restauração e com tantas outras que vocês podem ver em nosso blog, eu acredito não ter de provar mais nada à ninguém sobre minha idoneidade ou sobre minha qualidade profissional. 

Outra Philips FR780??? - Talvez....Para esse cliente???? NUNCA MAIS!!!!!!



Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

8 comentários:

Anônimo disse...

Belíssimo e incrível trabalho! Mas uma prova da excelência do seu ofício, comprometimento e idoneidade. Lamentável o comportamento repudiável do seu ex-cliente, mas garanto que você saiu ganhando pela experiência adquirida e crescimento pessoal, grandes desafios são só colocados diante dos melhores. Mais uma vez Parabéns pelo trabalho e pela atitude!
Obs: Estendo meus elogios ao Tio Tony pela dedicação e valorosa fraternidade.

Um abraço, Thiago.

Carlos Dantas disse...

Roteiro de filme!!! Ideia aos cineastas de plantão.
Mas infelizmente o mundo anda cheio dessas pessoas que se "acham" cheias de direitos e não têm um pingo de respeito ou consideração pelos outros. Parabéns pelo seu profissionalismo e pelo seu amor aos aparelhos, que não têm culpa de serem de quem são...

Mauricio Grossi disse...

É, clg.Indalécio, as coisas às vezes não é fácil não... Com relação às vitrolas, nossa, ficaram maravilhosas! Compensaram cada segundo gasto! Infelizmente esses segundos custaram caros demais. Parabéns mais uma vez. Excelente trabalho. Saúde e Paz.

Mauricio Grossi disse...

Interessante! Faço comentários, e eles somem... Comento que meus comentários sumiram, e esse não some! Mistério...

Rodrigo disse...

É bom compartilhar com as pessoas suas experiências pessoais, mesmo as más, porque ajuda a exorcizar os demônios. Parabéns por mais essa restauração, as vitrolas ficaram lindas.

Alexandre Souza - PU1BZZ disse...

Por muito menos eu mandava o "cliente" buscar o que era seu, no estado que estava.

Por isso que parei de "restaurar" (hahaha) micros e videogames antigos.

Sérgio disse...

Vc é muito paciente; eu teria levado a vitrola até minas e posto fogo na frente da casa do ordinário.

Andre bernardo dos santos disse...

Esta vitela é fantástica. Ganhei uma igual. Funcionando tudo exeto a Correia do AM e OC. O FM está tudo certo.O toca discos aceita até 1o LPs e funciona perfeito. Enfim é uma pela que realmente Vale a pena ainda mais quando é realizado um trabalho primoroso como este. Parabéns.