domingo, 27 de julho de 2014

PT-76...um rádio simples??? Quem dera!!!

Oi Amigos que curtem os Rádios Antigos...

Aqui, mais uma restauração para vocês verem. Trata-se de um velho conhecido. Um Rádio SEMP(quando ainda era Sociedade Eletro Mercantil Paulista), modelo PT76, transistorizado, de primeira época, ou seja, ainda com transistores de Germânio ou Germaniun.

Aparentemente um rádio simples, de muita eficiência e de fácil restauração.Tenho alguns enroscados aqui, por conta de problemas maiores com caixa, estruturas, peças de acabamento e etc. Esse veio daqui da cidade de São Carlos mesmo e, somente hoje, soube que pertence à esposa do vice-prefeito da cidade.

O rádio veio através do filho do casal que me viu numa publicação da Revista Kappa. Veio apenas para ser Restaurado e sair daqui funcionando na energia elétrica também, uma vez que esses modelos PT76, originalmente, são apenas para funcionar à pilhas, receber iluminação por led do dial e funcionar com FM, via MP4 externo.

Vamos ver como chegou???


Um knob(botão) trincado que voou em pedaços ao encostar nele...acabamento do laminado soltando e muitas trincas no verniz em cima e laterais. Tentei fotografar, mas não consegui....

A primeira coisa que fiz foi desenhar e fazer a tampa traseira com as adaptações de chave de energia, chave digital-original e entrada de energia.

Vamos ver a "tampinha" MADE IN OFFICINA DO RÁDIO?






Alguns vão perguntar - Mas porque não fez os furos na tampa original do radio???
Respondo: Não gosto...depois que fiz essas tampas com laser, os demais trabalhos com limatão ou mesmo lima agulha ficam parecendo que foram feitos por um Orango-Tango bêbado....kkkk...sou chato e perfeccionista, fazer o que.....

Sobre o funcionamento, vale destacar um detalhe curioso. Esses transistores de Germaniun são delicados e sensíveis. Ao entrar em funcionamento com AC, mesmo retificado e filtrado, eu não pude usar um capacitor muito alto de entrada, usei dois de 2.200uF e, ao entrar em funcionamento o ultimo transistor amplificador de FI entrou em curto. Investigando as causas, mesmo com o osciloscópio, nada achei... substitui o transistor em questão, verifiquei sua polarização e liguei o rádio novamente com baterias e, depois, na energia... nada de diferente...imaginei que o próprio transistor antigo poderia estar sucumbindo com o tempo e foi apenas uma triste coincidência... deixei ligado por 24 horas e o funcionamento foi perfeito em todas as faixas, nada aquecendo e o FM ficou lindo com o MP4....






O acabamento frontal foi substituído por uma Imbuia escura que eu ainda tinha por aqui. Verniz de Piano e voá-lá...mágica concluída.

Pronto....só faltam 79 iguais a esse para eu terminar o ano....kkkk

Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

5 comentários:

Anônimo disse...

Que rádio lindo, que capricho, que jóia de Rádio Semp!!
Meu amigo Indalécio, só de saber que o meu Semp PT 76 está no grupo desses 79 felizardos, fico absolutamente certo de que vale esperar por um trabalho excepcional como esse, a marca da Officina do Rádio Antigo é um diferencial singular.
Meu amigo, capricha assim também no meu Semp rsrs, tô fazendo meu dever de casa, tô controlando a ansiedade rsrs, fazendo meu exercício de expectativa hehe.
Parabéns por mais esse trabalho excepcional! Literalmente luxuoso e perfeito, brilho impecável, a proprietária deve estar mais que satisfeita.
Um grande abraço pra você e obrigado por aceitar restaurar meu humilde Semp.

Anônimo disse...

Esqueci de me identificar rsrs
Quem tá falando é o Thiago Escorcio SG /RJ

Som Pionner disse...

Muito bonito! Só faltou umas fotos do menino por dentro, hehe!Coloca umas fotos da parte interna! Abraço Indalécio!

João Cesar Santos disse...

Desistiu de nós???? Atualiza o blog !!!! Abraço

Anônimo disse...

Verdade hein! Dois meses sem atualização Indanlécio?! Coloca umas fotos do chassi desse rádio! Belo trabalho! Ficamos no aguardo!