segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Rádio Clipper - porém Climax

Oi Amigos;

Eu adoro os rádios nacionais do Pós II Guerra. São simples e nem necessito mais de diagrama para recuperá-los....a grande maioria dos circuitos já está na cabeça e, confesso, essa já não anda lá àquelas coisas....rsrsrsrs

Amigo do dono do SEMP PT-76 abaixo, ambos chegaram em mesma data, aproximadamente 1 ano. Esse rádio Climax fabricado pela ASA - Assumpção e Souza foi vendido pela Isnard & CIA de São Paulo. Seu modelo DC-5 nada me fez encontrar de informações, diagramas e etc e, confesso, ultimamente, vou pela polarização das valvulas que torna-se o método mais eficaz, tirando das mesmas o máximo em rendimento e, garantindo assim, os 7% de margem para que todas trabalhem com folga, sem aquecimento e etc. Confiar no que está no chassis eu não confio mais pois, com mais de 60 anos, esses rádios já passaram por técnicos bons, médios, ruins e os terríveis Pés-de-Porco(aqueles, sem conhecimento que vão apertando e dando em curto em tudo que vêem)....rsrsrsr
Esse não foi diferente, de tanto fuçar, conseguiram "dinamitar" o transformador de audio dele que era interessante...nada fora do normal, mas interessante...acredito que pelo tipo de enrolamento perfilado, daria uma resposta plana nos médios/graves....

Bem, parti para o banho químico já que o bicho estava feio.....rsrsrsr
 Cordonete do dial veio sem com o ponteiro jogado dentro do rádio.
 E tome emenda pra tudo quanto é lado....fita isolante, crepe e etc.
 Ferrugem, oxidação.....
 Roldana com problema, fazia o cordonete pular...limaram a coitada e eu não entendi o porque até hoje....
 Fundo do dial todo manchado e com as marcas do tempo e de "pezinho de porco"...rsrsrsr
 O que fizeram com o soquete da 5Y3 foi um assassinato... acho que empurraram a valvula com uma marreta para destruir o soquete assim....
 Já sem as valvulas e esperando o meu dia de faxineiro de rádio....rsrsrssr
 Por baixo, toda sorte de capacitores do mundo...em todas as cores, tamanhos e capacitancias....obviamente, tudo errado....
 Eu não sei quem foi o Engenheiro que projetou esses rádios mas todos eles usam uns pinos com cupilha para serem fixos sobre as borrachas. Com o tempo a borracha quase que absorve o pino e a cupilha...
Para tirar você xinga um dia e meio.....claro que abandonei isso e parti para os bons e queridos parafusos de latão.....
 Eis uma visão do bicho, que usa trimmers cerâmicos Philips(os melhores do mundo).

Mais uma vez eu encarei uma restauração maior do que a orçada. Havia me comprometido em, com base em um molde, fazer os botões(knobs) do rádio exatamente como os originais e nas mesmas cores...eu e meu bocão......
Mas vamos falar do rádio...ele usa uma série de valvulas conhecidas que começarei pela 5Y3(retificadora), 6AQ5(EL90), 6AV6, 6BA6 e uma praga de uma 6BA7 como osciladora....essa porcaria de valvula de 9 pinos foi nati-morta....surgiu em Junho de 1948 para logo em 1949 surgir a 6BE6....ou seja, se você precisar de uma dessas, recorra ao Ebay pois pelo Mercado-Livre, vão tirar de você até a foto da sua sogra(se bem que isso não vale nada) e vão te mandar uma valvula usada....dei sorte, essa estava BOA e muito BOA por sinal.....rsrsrsrs...senão, teria de trocar o soquete e colocar uma 6BE6 que é muito melhor....

 Chassis foi limpo e banhado com verniz especial em Bronze fosco.....como diz um amigo: "Coisa Matuskela do Indalécio".....kkkkk
 O Variavel ganhou banho químico, verniz PU e foi montado sobre borrachas macias....sem travas, apenas os parafusos de latão com guias em latão torneados....

Essa montagem começou a me cansar a partir daqui....fiquei adoentado com a coluna(de novo) fui pegando casos mais simples já que o remédio para dor cortava o sono e com isso, adeus atenção e capricho....mas retomei....
 A caixa foi limpa mas a parte clara estava encardida e não iria combinar com os miolos novos dos knobs....então, parti para fazer ambos na mesma cor original...."eita trabaião sô."
 O Cordonete do dial, como vocês podem ver, basta uma garrafa de Wisky e ele é posto em 30 segundos.....kkkkk
 Substitui o transformador de audio por um modelo exclusivo feito na Lider em SP...ficou com um som super agradavel....
 O Falante foi refeito, obrigado tio Aldo que cedeu o material e pagou o café do dia...rsrsrsrs... usamos cone com suspensão acústica para reforçar os graves....
 Dentro da caixa onde, para prender a tampa traseira precisei retificar todos os furos, passar o macho e fazer novas roscas.
 Coloquei os novos eletrolíticos em uma placa padrão furada, utilizando o furo do original. Com isso, daqui uns 10 ou 20 anos, quando for necessário substituí-los, será mais fácil....
 A Tampa traseira foi fixada com parafusos Allen negros...para dar um charme extra.....kkkkk
 Para que ficou curioso sobre os knobs e a frente do rádio montado...aqui vão algumas fotos...
 Caixa toda envernizada com verniz PU e polida com as novas lixas 3000  e 5000(dó...R$30,00 cada lixa...uiiii)
 Modéstia a parte...ficou bonito, não???
 Uma foto com flash, que mostra que preciso trocar o tampo da minha mesa que está ficando feio....kkkk
Aqui, muito solícito, o dono do Rádio me enviou uma foto do seu precioso aparelho, disposto sobre a cristaleira por onde ficará dando alegrias e noticias por um bom tempo.....

É isso crianças, mais uma restauração da Officina do Rádio Antigo, feita pelo Indalécio A. de Oliveira. Sem equipe de 10 pessoas, sem profissionais para desempenharem inumeros papéis...apenas eu...

Por enquanto persisto em Restaurar Rádios Antigos para pessoas de bom tato e fino trato...se você é assim, será um enorme prazer atende-lo...é cavalo igual ao caloteiro lá de Visconde do Rio Branco?  Fique com seu rádio em sua casa ou procure outro....ok?



Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

4 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Amigo Indalécio,

Que capricho e qualidade! O Clipper ficou uma jóia, dá gosto de ver, e com certeza muito mais de ouvi - lo, mas esse é um privilégio do proprietário, que ao ver pelo cuidado da fotografia deve estar muito mais que satisfeito com seu Rádio 0Km que ganhou um lugar de destaque.

Mais uma vez parabéns pelo trabalho excepcional! E não se importe com os clientes de 5ª, reserve seu melhor para os clientes como este do Clipper, que valorizam e respeitam seu ofício.

Thiago Escorcio – SG/RJ

Túllio Franca disse...

Meus parabéns Indalécio pelo seu digno e muito bem feito trabalho!
Ainda não tive a oportunidade de conhecê-lo, mas sempre acompanho as postagens de seu blog o qual eu o recomendo em o meu blog (Mundo Antigo&Companhia).

Espero que no dia que adquirir o meu rádio possa enviá-lo a você para que se ainda possível execute o seu belo serviço!

Um abraço e excelente trabalho!

Túllio Franca

Rodrigo disse...

Que rádio bonito! E ficou como novo!

raulvidaderock silva disse...

você é foda na sua profissão.Parabens