quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Gradiente Model A-1 - Restaurar ou ficar Louco??? Na lista dos que eu não faço Mais...

Oi Amigos;

Apesar dos pesares eu ainda amo minha profissão. Hoje estou chateado pra caramba pois chego ao fim do mês trabalhando por 4 e ganhando por 1/2.
Vamos Lá...vamos relatar sobre um menino que não farei outro, apesar de ter gostado do resultado...
Trata-se de um Gradiente modelo A-1, do tempo em que a Gradiente fazia seus projetos baseados em importados de altíssima qualidade. Há um erro de projeto de fonte, aliás de fontes desse "meninão"....recalculei ela quase inteira e achei o erro...kkkk querem saber??? Não conto!!! kkkkk
Sem diagrama, não preciso mais disso, parti para localizar, em primeira ordem os componentes que impediam o funcionamento dos canais do aparelho...

Vamos ver fotinhos????

Uma fonte semi-pronta...após substituir os capacitores de 5000UfdX70 de uma das fontes por novos foi que achei o erro..

Com uma fonte pronta, já que inventaram uma fonte para cada amplificador....parti para localizar os erros mais evidentes do projeto....
vocês acham que foi só meia duzia de capacitores??? Sintam o drama:

 Esse é o menino por baixo....ainda bem que já está fechado....rsrsrsrsrs
 Este é um dos amplificadores....todos os capacitores trocados e todos os transistores revisados 1 a 1....
 Montando o amplificador 1 e iniciando o Bargraph
 É de cortar o coração abrir esse bicho.....
 Bargraph fora, pronto para serem substituídos os led´s, CI´s Operacionais e chaveadores...
 Assim estava minha mesa....
 1/2 do serviço feito...led´s alinhados pelos originais...
Vejam o alinhamento....dá mais trabalho que substituir....kkkkk
 Tudo Pronto no Bargraph...Vamos testar????


 FUNCIONOU!!!!! KKKKK
 Faltava revisar o outro amplificador....

 TUDO revisado e partindo para montagem final....

 Visto por cima, tudo novinho....é até bonito....
 A Caixa de Peças Substituídas....
Teste Final....
Outro desses? Antes de sair embalando e mandando para cá, pergunte se estou afim de fazer....no momento a resposta será não!!! kkkkk

Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

7 comentários:

Anônimo disse...

Cara! Nunca vi um A1 Gradiente ao vivo, é uma coisa de LOUCO mesmo. Uma Gradiente brilhante porém extinta.
Fantástica restauração, é muita coragem mexer num monstro desse, mas para variar ficou lindo, perfeito, e melhor de que quando foi fabricado.
Parabéns amigo Indalécio por mais esta desafiante restauração, o resultado não foi bom, foi muito melhor que se esperava. Que venham muitos êxitos como esse!

Thiago Escorcio - SG/RJ

Rodrigo disse...

É, e pensar que hoje a Gradiente somente coloca etiqueta em aparelhos chineses... Mais uma vez, a restauração ficou show de bola!

jotha disse...

Parabens pela restauração. só fiquei com curiosodade sobre o problema de projeto que vc encontrou. Abs

Anônimo disse...

Parabéns pela restauraçao!
Fiquei também bem curioso em saber qual o erro de projeto que você achou. Sanado o erro e trocadas as peças será que a sonoridade dele melhorou?
Acho que ele ficaria lindo tb com bargraph branco, mas nao muito brilhante...

MING disse...

esse aparelho da gradiente e e sempre sera um icone em audio no brasil , falo isso porque uja trabalhei com ele sim tocando discotecas com 2 aparelhos destes somente , um queimar no meio da festa e ter que inventar uma ligação na hora e fazer 48 auto falantes de 15 " baterem ate o final da festa , claro que com ventiladores ligados no maximo na sua traseira , mas nunca vi nem ouvi falar de aparelho que suportasse carga no minimo parecida , sabe o que fazem hj os projetitas deste belo aparelho ,kkkk trinta anos depois montam e vendem o mesmo projeto com um detalhe chamado HI- end procurem e veja se estou mentindo parece um H2 , www. exaudi. com .br procurem o 5000 deles !

MING disse...

acabei me empolgando no comentario !!! quando quiser fazer outro me avisa tenho uns 3 para reformar !!!

Jotha disse...

Realmente o A1 foi e ainda é um ícone...estou restaurando um já algum tempo...desde gabinete, painel e até a um recap total... Em breve voltará a tocar. Mantive os transistores Toshiba originais pois estavam todos OK...