domingo, 12 de outubro de 2014

Rádio Alemão Sonneberg 65/52

Oi Amigos;

Nesse final de semana estou de "bico caído", ou seja, os reflexos da depressão voltam e, o unico jeito que encontro para não afundar é trabalhar....e estou aproveitando uma "folga" nesse Domingo, que eu deveria estar com a familia, mas estou trabalhando, para atualizar aqui com mais um rádio recém saído, mas que chegou faz tempo.....
Esse Rádio pertence à um Grande amigo, um dos poucos que podem entrar "até pela cozinha", se quiser...meu estimado amigo Dr. Rodrigo de Itapira-SP.
Ele gosta de uns rádio exóticos e trouxe alguns de fora do Brasil e esse foi um caso típico....veio funcionando, ele deixou o rádio ligado e o mesmo foi parando até silenciar por completo...veio para a Officina para ser apenas "Consertado" ou usar uma restauração mais básica....mas eu pergunto: Eu resisto???kkkk

Desmontamos o menino e atacamos a caixa....os frisos "amarelinhos" estavam com falhas...então, banho quimico no frontal de baquelite.....

 Dois dias de molho para soltar tudo...o baquelite desenvolvido na Europa tem um desenho mais bonito que o americano...(o que tem nessa água???) rsrsrsr segredo profissional...kkkk
 A caixa, em si, não estava feia...mas tinha umas falhas....verniz queimado pelo tempo....
 É algum "Pé-de-Porco" alemão(sim, eles estão espalhados pelo mundo.....rsrsrs), fez um furo em cima da caixa..para que???? Sei lá.....kkkkkk
 Aqui, uma das "faltas de madeira da caixa...somente nesses casos pequenos eu uso a massa F12...
 Se eu tivesse mandado essa foto para o Rodrigo no dia em que eu estava fazendo esses frisos, acho que ele enfartaria....kkkkk
 É preciso que haja o feio para o belo existir....ou nascer ou ainda, ser restaurado, certo?
 Olhando entre a roldana do variavel, veja ali, no fundo um capacitor de papel....eu gastei um dia de trabalho inteiro para chegar onde ele é ligado....precisei trocar o cordonete do dial pois, depois de retirado, estava ressecado....eita dia de trabalho compriiiiiiidddooooooo....só para trocar 1 capacitor....
 Na caixa, depois de pronto, usei uma fita de feltro nos pezinhos que foram enegrecidos novamente...
 Um Jogo de valvulas novo, que o próprio Dr. Rodrigo comprou e mandou para cá....
 A Tampa traseira do menino
 O Joguinho básico de valvulas, dessas que a gente encontra em qualquer "boteco".....rsrsrsr
 Montado....enfim!! quase 2 anos...
 Lateral, com nova pintura no detalhe de metal preto-corrugado
 E aí está o menino, pousando para fotos finais....
 Rádio bonito, não???
 Esse frontal foi polido e envernizado...os desenhos do baquelite ficaram lindos e consegui chegar na cor "amarelinha" dos frisos.... 
 Caixa polida, envernizada e polida novamente...
 O rádio usava um cordão de energia de tecido que estava todo corroído....como a tomada em baquelite era original, eu não ia perder a chance de fazer um cordão novo de tecido....ia???? kkkkkk
Mas, para surpresa do Rodrigo que entrou e esperou um bom tempo, eu deixei o rádio assim, coberto....kkkk foi um barato ver a cara de felicidade ao ver que o Rádio Sonneberg não estava "consertado"  e sim, restaurado.....

Enfim, amigos, aí está mais um trabalho meu...espero que tenham gostado....

Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

4 comentários:

Anônimo disse...

Vou deixar os elogios a restauração impecável momentaneamente de lado, para dar os parabéns a sua sempre atenta amizade aos que lhe são caros, o que poderia ter sido um simples conserto, acabou sendo um bonito e valioso presente. Reverencio sua capacidade de ser tão bom amigo quanto restaurador.

Thiago Escorcio /SG

Carlos Dantas disse...

Deu vontade de ter um desses, e lembrar dos bons tempos que os rádios eram encontrados pra vender nas boas lojas. Que casa não tinha um bom rádio?

Rodrigo disse...

Parabéns, ficou muito lindo esse rádio!

rodirgo disse...

neste momento estou deitado no sofa , com meia luz ambiente m escutando este radio que o mestre indalecio resussitou . estou ouvindo a rb2 de curitiba ...... e estou me sentind muito bem , feliz e confortavel . obrigado amigo por este manifico trabalho .