domingo, 9 de novembro de 2014

GE K80 - O Rádio mais Lindo e o mais dificil de ser restaurado

Oi Amigos;

Recebi um convite que foi uma honra...restaurar um rádio histórico para a cidade de São Carlos. Essa cidade foi fundada por iniciativa da familia Botelho e, entre os netos, rendeu para o Brasil um dos grandes cantores chamado Cândido Botelho, interprete de Cena de Senzala de Ary Barroso e foi quem divulgou Aquarela do Brasil, do mesmo autor, pelos teatros do Brasil. A Honra de gravar Aquarela do Brasil coube a Francisco Alves, maior cartaz do Rádio e do disco à época, mas saibam que Aquarela do Brasil foi, antes, oferecida à Aracy de Almeida...que só não gravou pois não queria gravar com grande Orquestra e sim com Conjunto Regional....mas isso é assunto para o Programa Em Algum Lugar do Passado que apresento pela Rádio Uniara FM e que está na pagina do Face: Em Algum Lugar do Passado

Bom, esse rádio veio assim:

 É uma montagem de um rádio clássico numa caixa de vitrola dos anos 30, provavelmente de 1935 a montagem... o rádio é de 1932/33
 O Chassis bem sujo, valvulas quebradas, faltando componentes....
 A Caixa com bolhas, rasgos e aberta nas emendas...
 Começando à tapar furos....
 Corrigindo o defeito central...um corte muito fundo quase varando a tampa
 Lixada e preparada....
 Peças que foram laqueadas em preto. Tampo superior, pés e frisos frontais..
 Feito o marrom dos detalhes....
 Peças em secagem...
 Espelhada depois de polida...
 Pés e hastes pretas...secando....
 Caixa envernizada com o tipo de verniz exigido pelo Museu.
 Peça de Metal central sem polimento...
 Peças polidas..à mão...não em máquinas....e sem remover o vidro....
 Essa chapinha da esquerda, algum pé-de-porco tentou arrancar e destruiu...eu redesenhei e fiz com impressão digital....num primeiro momento pareceu-me a ideia perfeita....
 Depois de coladas na caixa, não gostei.....
 O Chassis e suas oxidações de 80 anos....
Visto por cima....
 O Estado das blindagens...
 O Chassis visto por trás....
 De ladinho.....kkkkk
 Mecanismo do dial....

 O Capacitor Solar Original
 A caixa sendo montada...
 O mecanismo do dial depois de reparado, pintado, polido.....
 Prova dos novos protetores das lâmpadas...
 Os dois protetores velhos e um novo, com o circulo central feito idêntico ao original....
 Tudo encaixando perfeitamente bem...
 Dial Montado
 Dial Testado...
 Chassis limpo e inicio da re-montagem....operei o capacitor antigo original e fiz o selo SOLAR....kkk
 Só para se ter uma ideia de como o "bicho" é por baixo.....
 Sem visão??? Tive de remover esses transformadores para ter acesso ao banco de capacitores...
 Fios para lá...fios para cá e erros no diagrama que, de tão velho, não se identifica mais nada....
 removendo e trabalhando.......esse foi o método usado...
 Na ponta da chave de fenda há uma peça para ser trocada....lugar fácil, não????
 Tudo resolvido e o rádio funcionando...e bem...apesar de valvulas do tempo de Dom João Charuto esse rádio de duas etapas amplificadoras de RF e, por isso, seu variavel tem 4 sessões.....
 Montadinho e polidinho.....
 Cordão de tecido para dar o charme da época com plugue de baquelite....
 Eu acho um rádio lindo....
 Visto por cima e, antes que alguém mencione, os transformadores e banco de capacitores não eram pintados....
 Aí está, visto por trás, com fios de tecido e o capacitor velho polido e com o selo Solar original...
 Rádio montado com tecido ortofônico americano próprio da Linha GE K80.
 Os knobs eu fiz.... no centro, o que movimenta o dial, tem essa manivelinha....foi um mês pensando em como fazer essa bendita manivelinha....
 Falante restaurado externamente....
 O Toca-discos era para ser usado um antigo da década de 30...depois de comprado, me fizeram enfiar esse dos anos 50....fazer o que??? Gosto é gosto....rsrsrsr
 Esperando os carregadores, na porta da Officina, chamou a atenção de quem passava....
 Vejam as "rodelinhas"...gravadas e douradas...só que em acrilico....kkkkk ficaram identicas às originais...5 noites pensando em como fazer....
 Detalhe do rádio ao sol
 De ladinho.....kkkkk
Para evitar "curiosos" fiz essa tampa traseira.

Ao publicar sobre esse rádio não vai demorar e o dono de um semelhante vai me ligar, enviar e-mail ou fazer o que mais gosta, aparecer aqui do nada...só que o rádio dele está sendo feito a partir do nada....totalmente diferente dessa restauração que foi uma Diamond....

Ah...fui no museu visitar o rádio....rsrsrsrs...como se fosse um filho, ele estava lá...me esperando de valvulas acessas....como ele participou da exposição do aniversário de São Carlos, dia 04 de Novembro, foi colocado um MP4 com musicas em MP3 para que ele pudesse tocar musicas de sua época....








Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Um excelente e árduo trabalho! Parabéns pelo seu empenho e dedicação a este grandalhão histórico que volta a vida por suas mãos talentosas.
Espero que seja preservado com muito zelo e respeito, pelo que este GE representa a cidade de São Carlos e ao seu trabalho impecável de restauração.

Parabéns meu amigo!

Thiago Escorcio SG/ RJ

Rodrigo disse...

Coisa linda, obra de arte! Me admira que você ainda encontre tempo para documentar as restaurações, com fotos e vídeos! Parabéns!

Anônimo disse...

Saudações. Belissimo trabalho. Preciso de um toca discos desses pra minha eletrola. Um VM com cápsula ge vrii. O amigo teria? Se sim, envia para o RS? Desde já grato.
juari.lima@yahoo.com.br