domingo, 9 de novembro de 2014

Teleotto ou Tele-Osso???rsrsrsr

Oi Amigos;

Tirando alguns pepinos da longa espera, esse rádio foi divertido Restaurar.... pelo que vi, algum Pé-de-Porco tentou fazer o rádio funcionar e, ao quebrar o 5º fio, desistiu....kkkk
O Rádio não veio tão feio...apesar de ter vindo com apenas 1 knob(botão) e sem ser original e faltava o tubo das pilhas...

Vamos ver como chegou?




 Resquício de selo de oficina....deve ter "andado por aqui e por aí"...rsrsrsr

 Na Lateral, faltava um pedaço de casquilho....isso era muito preocupante pois, esse material esfarela e chama-se aglomerado. Por incrivel que pareça é uma tecnologia alemã, desenvolvida na Brasil...mas lá na terra do Chucrute a umidade é baixa e não come o material....rsrsrsrs...por aqui ele estufa....para tirar esse casquilho antigo eu mesmo me atrevi, sem deixar na mão de minha auxiliar, que poderia "cavocar" e trazer um problema ainda maior....
 A outra lateral, apesar de estar "bonitinha" estava frouxa e com cantos quebrados....
 Trocamos as lâminas e empapelamos ou, como se diz agora, envelopamos o dial para evitar de retira-lo pois ele é preso com travas de madeira coladas nas laterais....
 Dei um "toque" de Jacarandá nas bordas e na faixa central, onde vão os knobs, para esconder as marcas do tempo....
 Um sombreado em Jacarandá....
 A Tampinha das Pilhas...
 O Circuito....no estado original...por para funcionar: 15 minutos....
 A retificação original era em 1/2 onda e estava dando 9 volts num rádio de 6V. Arranquei tudo e fiz uma fonte nova, no mesmo padrão da antiga, ou seja, no mesmo lugar, mas de onda completa e que deu, retificados 7,4 V....com uma pequena mágica fiz com que ela ficasse com 6,7V cravadinhos e sem usar regulador....rsrsrsr....

 Troquei todos os Capacitores e acrescentei um sistema de filtragem melhor no audio....
 Montadinho.....
 Detalhe para um único Led iluminando o dial e o ponteiro parecendo estar "vivo"...truques do velho Indalécio...
Rádio pronto esperando o dono....
 Visão Lateral.....
 Ah sim... o soquete original de energia não se adaptava à nenhum outro cordão de energia moderno. Tenho visto arrancarem tudo e colocarem o fio direto.Eu usei um novo "oitinho" e um cordão certo para ele...

Pronto....ganhou selinho da Officina do Rádio Antigo...

Essa Restauração eu comecei em Janeiro e terminei agora em Novembro....ou seja, eu demoro, mas faço....não há o que eu não possa restaurar desde que não haja excessos de cobranças....certo?

Tem outros rádios com mais tempo aqui??? Tem!!! e Serão ou estão sendo feitos.

Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo amigo Indalécio.

Sabe, não posso me considerar nem de longe um colecionador, tenho alguns Rádios (por quais tenho imenso apreço) e você sabe. Não sou nenhum profundo conhecedor de eletrônica e da história desse veículo, mas me encanto e busco conhecer tudo que não sei ainda.

Nas últimas semanas tenho andado muito desanimado com este hobby apaixonante, em razão de $$, da dificuldade de dar manutenção a eles, de existirem raríssimos técnicos de qualidade, e restauradores do seu nível são "moscas brancas" que quando existem estão infinitamente assoberbados. Pra completar lido sempre com as notícias do inevitável fim do AM. Ando triste.

Mas quando testemunho uma restauração sua por aqui (pois pessoalmente ainda não tive essa honra) é como se ganhasse novo fôlego. Porque você acredita no seu trabalho, se entrega a seu dom, transforma o velho e danificado em perfeito... isso me dá esperança, seu talento e amor a profissão nos contagia.

Parabéns a você, a sua competente assistente e ao felizardo dono deste Teleotto.

Deus te abençoe e lhe dê cada dia mais saúde e motivação para seguir com esse ofício.

Thiago Escorcio SG/RJ

Rodrigo disse...

Puxa vida, mais um "ressucitado" pelo Indalécio! Esse rádio é nacional?