domingo, 15 de fevereiro de 2015

Em Pleno Carnaval, uma história de Natal...

Olá Amigos;

Não fiquei maluco, pelo menos não que eu já saiba...rsrrs, mas estou aqui para contar uma das grandes emoções vividas por esse modesto Restaurador no ano passado. Sim, sei que agora, quem me lê, vai ver que escrevi esse post em Fevereiro mas, somente agora, tive aqueles dois minutos de descanso para poder "atualizar" o blog....

Bom, tudo começa quando sai pela primeira vez numa publicação local, uma Revista chique daqui da cidade chamada Kappa, onde sai na Página 50, em Outubro de 2012:
http://www.revistakappa.com.br/edicoes/saocarlos/edicao_69/

No começo de 2013 eu fui procurado pelo pai da Ana Paula, articulista que escreveu o artigo sobre a Officina do Rádio Antigo na ocasião...ele trazia uma caixa de papelão e uma foto...essa aqui:



Na oportunidade ele me disse que a foto teria XX anos(não revelarei pois aí, estaria sendo indelicado com a moça), e que do rádio só sobrara o chassis e pedaço do toca-discos...neca de dial, botões, caixa, falante...ou seja, apenas o chassis e faltando valvulas....kkkk

Eu, louco que sou(nesse aspecto sim, eu assumo), falei: eu faço.... e ficou estipulado que, para uma próxima exposição de Rádios que eu pretendia fazer no Museu da Evolução e Ciência de São Carlos, eu ia fazer uma surpresa para a moça e etc.

Com mais esse projeto na cabeça(e são mais de 1000 os que ainda tenho para tirar da gaveta), a coisa enroscou quando adoeci...e foi quando tudo, exatamente tudo na Officina parou também. Traduzindo, a Officina do Rádio Antigo, de certa forma, "sou eu"...fiquei com crises depressivas e somente no meu trabalho eu encontrava a razão de estar nesse plano...me afastei de tudo, de todos e, posso assegurar, fui melhorar depois de uns 4 meses, TUDO ficou muito atrasado e até hoje, ainda recebo uma ou outra reclamação de algum cliente cujo rádio ou rádios ainda estão aqui...Alguns são educados e entendem, outros são chatos e outros vão de carteirada à ameaças....fazer o que, são humanos e, por isso, exatamente pelo material humano, quero e vou mudar de atividade ainda este ano...existem novos restauradores e sinto que estou virando dinossauro....kkkkk

Voltando ao assunto, todos imaginam que aqui é igual ao que se vê no History Channel, ou seja, abro uma gaveta e lá estão peças de acabamentos de rádios dos anos 20, 30, 40, 50....que vou "na lojinha da esquina" e lá tem um barbudão com estoque para suprir tudo que preciso para as montagens e restaurações....não, meus queridos leitores, não é assim que a banda(ou bunda) toca... outra coisa que todos imaginam é que existe uma "classe unida de restauradores de rádios antigos"...nada disso, aqui eu posso confessar para vocês, tirando meus amigos Aldo e Flaudemir e mais 2 ou 3 eu NUNCA posso contar com ninguém que não seja um tremendo FDP ou mercenário, se bem que é quase pleonasmo na ideia... eu precisava, para compor esse projeto de um dial Pioneer...e tinha um rádio, ou pedaço de rádio desses, quase igual, anunciado no Mercado-Livre por uma fortuna....eu pedi ao dono do rádio se seria possivel uma ajuda e a resposta foi um breve e simbólico - não - e a ajuda que eu pedi foi tão somente uma foto do dial de frente....tudo bem, desde Agosto de 2014 ele está tentando vender aquela sucata e, acredito, continuará por lá por longo tempo...
Então, Senhoras e Senhores....me virei nos 30....desenhei pelo tamanho do arrasto do cordonete na chapa do dial.... ficou assim:

Enfiei a Marca Officina do Rádio Antigo no meio....se alguém quiser fazer um dial desses e quiser a arte, eu tenho pronta, mas de graça, ninguém vai levar mais nada....a não ser quem faz parte da nossa "confraria dos não FDP"....

Achei uma dupla de marceneiros por aqui, malucos igual à mim....levo cada coisa maluca e sai direitinho...kkkk e vamos que vamos...o projeto tinha tudo para ir saindo...mas a Exposição de Rádio não saiu por dois motivos:

1o) A Prefeitura da minha cidade gasta tanto $$$ com porcaria e secretariado ruim que eu não ia fazer uma Exposição de graça....já fiz muitas, agora, já que estou no meio dos lobos, vamos agir de forma igual...cancelei a ideia na hora que disseram que não tinham verba....só faltou eu ser indelicado....kkkkk

2o) Excesso de trabalho....eu não ia parar tudo, até mesmo as enrabadas que tomo todo dia para ficar sorrindo e recebendo o povo numa exposição e, de graça....kkkk, faz-me rir, não???? E o ex-presidente da Câmara daqui ficou de dar sequencia à criação do Museu....nos dois anos que esteve à frente do "Circo de Cavalinhos" da cidade sabe o que ele fez com relação ao Museu??? NADA!!! Então o Museu será meu, no pau, se sair que saia aqui ou em Timbuktu, mas não terá nada com o pessoal da política...não serei trampolim de palhaço....se for o caso, vendo minha coleção de rádios e vou vender limão em cestas....

Estávamos chegando próximo ao Natal de 2014...eu tive a "brilhante ideia" de terminar esse projeto e fazer o presente "em surdina", ou seja, diretamente para a dona e meu "comparsa" que foi o pai da Ana Paula... em Outubro ela me liga querendo fazer nova matéria e lá vai o Gordo-Bobo aqui saindo de novo na Revista mais chique da cidade....kkkkk: pag 72:
http://www.revistakappa.com.br/edicoes/saocarlos/edicao_95/

Bom, depois de mais essa "Gentileza" da Ana Paula, eu não tinha mais como "fugir da raia", certo??? e taca-lhe pau....

Uma das "inovações" que o projeto traria era o sistema MP4 e um espelho com a foto trabalhada e restaurada que ficou assim:


A caixa ficou pronta dia 20 e o dial me foi entregue dia 23, os botões eu terminei de usinar dia 24 pela manhã e fui dormir um pouco para depois, iniciar a montagem.... acontece e, sempre acontece uma zebra de última hora....e não foi diferente...voltei pra Officina às 14:00 e comecei a montagem, colei o tecido, aparafusei o frontal, o falante, fiz a abertura para o segura-porta e etc. Na hora de por o rádio na caixa, ei o pepino....não considerei os 3mm do dial e o rádio não avançava na caixa e, assim, não tinha como colocar os knobs(botões).... qual a solução??? Usinar, de ultima hora, os prolongadores de eixo e corta-los....ainda bem que aqui não trabalho com falta de material e tinha o bronze necessário para eles....kkkkkk
 Chassis do Pioneer Restaurado com fundo Dourado, pois o dial foi feito em Laser..
 O Espelho com a Foto digital....os dizeres são jateados
 O MP4 no lado do Porta-trecos, ao lado do Toca-discos....
 O Tecido "Zebrado" foi o mais dificil ítem de ser encontrado por aqui....
Com o dial iluminado, knobs(Botões) sob medida....

Bem...já era 21:45 e eu tinha combinado de estar na Casa da Ana Paula às 22:30,,,aí surgiu mais um pequeno GRANDE problema... minha coluna....esse treco montado ficou pra mais de 30 Kilos e, como eu ia carregar isso sozinho para por dentro do meu carro???

Saio na frente da loja e não vejo viva alma...porca pipa, pensei eu, em véspera de Natal o que eu esperava encontrar por aqui??? Noel e suas Renas??? Quando de repente para um carro na praça em frente à loja e um casal estava discutindo a relação....kkkk... olhei o moço parecia de boa aparência e, por sorte, ele desceu do carro para esfriar a cabeça...fui até lá e pedi licença e, acredito, pelo lamentável e quase deplorável estado em que eu me encontrava(caramba tinha mexido com marcenaria, carpintaria, usinagem) não podia estar limpinho e cheiroso, certo??? Quando fui me aproximando ele enfiou a mão no bolso de trás, tirou a carteira do bolso e ia me dar R$10,00 kkkkk, ou seja, estava tão mal apresentado que parecia um "nóia" de rua...kkkk, expliquei que não queria $$$ e precisava apenas de uma mãozinha... claro que, nos dias de hoje ele suspeitou mas topou me ajudar... quando dei por mim vi que o "caboclo" era forte pra caramba....o que ajudou muito, pois deixei o lado mais pesado para ele....kkk... ao sair, eu agradeci, ofereci uma Cerveja que sempre tenho para os amigos e ele me disse: - Cara, como é que vc ia tirar esse monstro daí sozinho???
Eu respondi: - Sei lá....ainda bem que você parou...mas vai lá e faz as pazes com sua namorada...é véspera de Natal e ela está chorando....ele olhou pro carro dele, virou pra mim, estendeu a mão e nos cumprimentamos pela chegada do Natal...isso já era 22:00... voei pra casa....liguei pra Vanessa e disse que ia atrasar minha chegada e que eu precisava sair ainda e que ela iria comigo....imaginem o bico....kkkk mas topou ir ao saber de toda história, que fui narrando enquanto arrancava a roupa, fazia a barba e tomava banho....tudo ao mesmo tempo....kkkk...

Consegui...com apenas 5 minutos de atraso cheguei no endereço dado pelo pai da repórter e ele, meu cúmplice, virou-se pro marido dela e disse - leva a Ana lá para o fundo e volta aqui.... o moço veio e descarregamos a Vitrola...a dor na coluna era tanta que não sentia mais as pernas....kkkk...mas vamos lá...reta final, eu queria ver a reação da minha amiga....colocamos a vitrola num canto "escondidinho", liguei o rádio e o MP4 com musicas do Rei Roberto e as "tias" se aglomeraram para ver do que se tratava...

Foram chamar a Ana e eu, em pé no meio da sala só vi a reação e o sorriso dela ao olhar pro pai dela e dizer...ué...meu amigo Indalécio em minha casa, que surpresa..... e aí sim, o pai da Ana tirou de um envelope a foto autêntica com um texto, entregou na mão da moça que começou a ler e a chorar, o pai dela chorou, a mãe, eu, a Vanessa e acho que até o Papagaio do vizinho....kkkk quando o pai dela mostrou a vitrola Restaurada que estava nas costas dela e ela não tinha visto ainda....aí sim, foram lágrimas e mais lágrimas....kkkk
A Vanessa registrou o raro momento sem lágrimas, onde tiramos uma foto como lembrança desse Natal, que foi, em anos, o mais emocionante da minha vida.....rsrsrsrs



Acho que, pelas emoções vividas....quando eu deixar isso tudo posso dizer: Valeu a Pena!!!!

Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

6 comentários:

Ezio Gomes disse...

Bom dia Mestre Indalécio. Só de raiva vamos comprar a jubiraca velha no ML? rs rs rs

Ezio Gomes disse...

Bom dia Mestre Indalécio. Só de raiva vamos comprar essa jubiraca velha no ML? rs rs
Alguns vendedores do Mercado Livre são mesmo icônicos.

Sergio da Cunha Chermont disse...

Esse é o Indalecio que conheço! Acho que o único no mundo da restauração! Você é muito pessoa amigo! Que Deus te dê muita saúde e muita paz!!!

vangodias disse...

Que coisa, gostei da narração, já experimentou escrever contos, narrando suas peripécias? Vai sair coisas que dará um livro.
Gostei muito da restauração, esse tecido parece ser de fazer sofá, na loja onde trabalho tem muito parecido com esse, lojas de artigo para tapeçaria pode ser o canal pra encontrar esse tipo de tecido.

Vagner disse...

Ufa !!! que história ..heinn!! Parabéns !!

Vagner
Jacareí-Sp

Sebastião Guerra disse...

Prezado Indalécio, parabéns por mais este belo trabalho. Imagino o quanto foi emocionante participar da entrega, ainda mais com a surpresa preparada.
Deve ser especialmente gratificante, momentos como este, para o profissional com a sua dedicação.

Abraços
Tião Guerra
Conceição do Mato Dentro - Mg