sábado, 16 de maio de 2015

Pérola para um menino de Ouro(SEMP AC-431 transistorizado)

Olá Amigos;

Uma vez meu avô me ensinou: Coisas boas acontecem para pessoas ruins e coisas ruins acontecem para pessoas boas... Hoje em dia eu analiso por uma óptica ampliada esse ensinamento de um "antigo"... 

Para muitos eu sou um gênio e, nesse momento, tenho meus pés no chão e ainda creio que tenho muito à evoluir...para outros, que me acusam até em sites sem importância, sou uma besta e, aí cabe um traço de genialidade de não mais me deixar abater e saber quem realmente sou...e o que sou?? Primeiramente humano, depois, alguém que sofreu muito a perda de uma pessoa que muito valorizei e apoiei e que, como ser humano, não tardou em ferir os votos de confiança depositados....fiquei mal, fiquei em depressão e agradeço os poucos que aceitaram minha condição humana e não de ser uma "maquina de restauração" como muitos me imaginam...

Entre esses poucos está um homem que apelidei carinhosamente de Menino de Ouro. Teve manhãs que eu queria mais encontrar a noite novamente para tornar a dormir e apagar e lá, no meu celular, vinha como se fosse do céu, uma mensagem de apoio e incentivo moral....isso me ajudou muito e não foram poucas as manifestações de apoio vindas desse jovem carioca.

Ele mandou para cá, há tempos, um Rádio Semp, modelo AC431, transistorizado de primeira linha, quando deixou esse modelo de ser valvulado e passou a ser transistorizado e alimentado à energia.
Quando eu estava conseguindo voltar para a Officina, pensei em criar um novo acabamento de chassis com depósito de micro partículas de pérolas e verniz no chassis e, com isso, sumir com as marcas de oxidação....então, porque não fazer isso no rádio desse cliente-amigo tão especial??? Então parti para a criação e restauro.

O Rádio chegou assim:



Parece tranquilo??? Nem em sonho, Gabriel....rsrsrs....essa frente é de aglomerado...acredito que nos anos 80 esse rádio deve ter passado em algum técnico que substituiu a caixa original de madeira por essa, de modelo posterior.

Vamos ver o chassis??







 Até aqui, muitos pontos de oxidação, sujeira e corrosão....Pobre Semp, não???

 Selo destruido, mas foi possivel levantar o modelo - SEMP AC-431, série BV




 Parte superior do Chassis detonadinha pelos anos...



 Parte de baixo boa, mas com três ou quatro ligações erradas...foi onde meu antecessor desistiu de fazer esse "troço" funcionar....rsrsrs


 Borrachas de sustentação do variável poídas e meladas e destuídas....

 Hóspede estranho...rsrsrs um dos muitos que adoram Rádios Antigos.....kkkkk

 Os dois potenciometros destruídos...o de Grave e Agudos travado.... o de volume interrompido.

Vamos Começar???


 Sem variavel e bobinas de antena protegidas...nossa limpeza não é brincadeira não!!! kkkk

 Num Passe de Mágica - Chassis limpo e com sucesso as Pérolas foram depositadas nas cavitações da oxidação do chassis...

 Aqui com o variavel limpo e no lugar....

 Vejam a borracha branca no variável...mais macia...na parte traseira, selo novo e borrachas novas...

 O Selo...em sua reprodução perfeita...

E a Caixa??? Abandonou???? Não!!!! Já que caprichei tanto no chassis, no gabinete quis algo diferente...Casquilhei a frente com duas madeiras nobres...aliás uma madeira e uma raíz... Essa desenhada é Pau-Ferro, a branca é a raíz Bird-Eye. Usei verniz de Piano...com 3 demãos....o brilho??? Se fosse para se pentear seria para os fracos...esse dá para fazer a barba...rsrsrs









Pensam que acabou??? Não...quando é o Indalécio quem restaura e tem a autorização para criar, eu crio com vontade...de que adiantaria um chassis tão bonito se o meu amigo "Menino de Ouro" não pudesse se orgulhar ao mostrar para os amigos????

Então....





Aqui está, meus queridos amigos...uma Restauração Diamond que fiz com gosto para um amigo...houve um problema com o envio e outros durante a restauração, na fase final...mas nada que alterasse meu humor ou estado de espírito... se não fosse assim, não teria a graça de ser perfeito.

Dou aqui o crédito ao friso Dourado frontal, feito pela artista plástica Silmara Sgobbi, nova parceira da Officina do Rádio Antigo.

Espero ter agradado com essa Restauração, meu modesto e humilde trabalho....aguardem os próximos e, para quem me achou vencido...só um detalhe: Ninguém perde tempo chutando cachorro morto....ainda gosto do meu trabalho e, se eu parar, pararei sendo bom....não sendo "mais um"....

Fraternal Abraço à todos que dedicaram linhas de apoio e mensagens de melhoras para com o amigo aqui....


Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

11 comentários:

Oldir disse...

Parabéns, Indalécio. Estava estranhando: as restaurações não apareciam! A tampa traseira ficou perfeita e sensacional.
Obs. O difícil tem maior valor.
Abraços. Oldir Magnani.

Rodrigo disse...

Não tenho palavras. Aliás, tenho: sensacional! Desde a perfeição do chassi, passando pelo lindo gabinete e o toque final da tampa traseira transparente, esse rádio ficou show! Parabéns, não desanime e continue mostrando esse trabalho excepcional!

Luis sampaio disse...

O meu philips 291 vai ficar mais bonito ainda

Anônimo disse...

Caro Indalécio.

Agradeço pelas palavras, embora eu esteja ciente de que estou a léguas de distância de ser um “Menino de Ouro” ainda tenho muito para aprender, para crescer e aperfeiçoar.

Muito obrigado por seu empenho, por ter cuidado do meu Semp e nele ter investido o seu melhor, os contra tempos são sempre superados quando há verdade e compromisso.

Novamente agradeço pela qualidade do seu trabalho, pode ter certeza que ele será muito bem preservado e ouvido.

Um abraço, Thiago/RJ

Anônimo disse...

Você não restaura, faz mágica. E poderia ter colocado um cooler de PC com leds coloridos nesse fundo de acrílico transparente., hehe...

Fernando Rocha disse...

cara parabéns pelo seu trabalho, até eu fiquei babando pelo lindo radio que ele ficou... vc é muito talentoso e caprichoso, parabéns mesmo...

Roger disse...

Parabéns !

João Batista da Silva disse...

Eu tinha um igual a esse lá em 1977 ,eu o achava bonito mas não não estava bom.

essa tampa de acrílico fico ótima ,você muito bom na restauração .eu gosto do teu trabalho porque você não faz maquiagem ,você faz mudanças para ficar bom.abraço .parabéns pelo blog e os trabalhos.

Rickert Senhorini disse...

No adorei, tampa traseira muito show, perfeição no seu trabalho..

Rickert Senhorini disse...

Limpando baba aqui, este modelo ficou perfeito, que acabamento, a tampa então, show...

Rafael Wolfart disse...

Muito bom!
Ótimo trabalho!