quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Jebaili - Um Rádio Perdido - Achado - Restaurado

Aparelho: Rádio Jebaili
Tempo (Superior a 4 anos)
Assistente: TODAS!!!

Oi Amigos;

Como vocês lerão na primeira postagem que deixarei como sendo a última do ano, eu tive por aqui em um curto período 3 Mulheres. A primeira, um furacão para trabalhar e extremamente rápida em tudo e foi a primeira a "organizar" a Officina e a primeira a me impedir de parar diante de tantos tombos. Não tenho autorização dela e por isso, não digo seu nome aqui, mas sua alegria ainda paira por aqui...principalmente quando algo dá errado, já lembro das palavras doces que fariam a Dercy Gonçalves ficar corada!!!! kkkkk

Há mais ou menos uns 5 anos, vindo de outra cidade, um rapaz trouxe um casal com um rádio debaixo dos braços. Na época o rádio foi Restaurado e eles levaram e, esse rapaz daqui da cidade me trouxe um Rádio Jebaili caindo em pedaços...rsrsrs... Na época o orçamento não foi aprovado pois o mesmo perdeu o emprego, mas deixou o rádio por aqui. Por 2 anos, segundo o código de defesa do consumidor sou responsável pela guarda dando, depois, qualquer fim ao aparelho. Tentei contato, em vão!!!

Entrou um outro Jebaili nesse período e, com as reformulações das Assistentes um foi trocado pelo outro e esse iniciado, até que um sininho tocou na minha cabeça....esse não era àquele...kkkkk

Parei a Restauração desse e terminamos o outro, que foi embora, num período em que eu não ia fotografar mais nada.

Durante a Exposição que fiz recentemente no Shopping aqui, de forma muito educada, se aproximou de mim um moço com seus 2,20, de altura, muito educadamente me perguntou se me lembrava dele...lamentei pois, as vezes, não reconheço o palhaço que vejo no espelho ao me barbear....

Ele disse ter trazido um rádio e se lembrou da marca - Jebaili..."Porca-Bicicreta!!" Era o próprio. Refiz o orçamento e ele topou..queria dar de presente para o Tio que faria aniversário por aqueles dias...achei na minha câmera, fotos de quando o rádio veio...


 Era comum, pelos idos dos anos 70 a Transistorização dos Rádios valvulados ou a mutilação de seus circuitos. Esse teve arrancado o transformador de energia e adaptado um resistor para queda de tensão...uma verdadeira ratoeira...

 O Dial estava colado com SUPER_COLA DAG(pena não fazerem mais essa cola)...nem o cão tirava ele daí....
 No Dial, passaram bom-brill, que limpa, dá brilho e apaga as letrinhas....kkkkkk
 Na Caixa, o verniz estava oxidado e condenado....
 Eita chassis feio, não??? Oxidação e sujeira para todo lado
 Olha aí, parte da ratoeira...kkk se isso um dia funcionou, deve ter roncado mais do que eu quando encharco o focinho de Wiskie
 Fim das fotos feias.

 Fiz um transformador de energia, promovi a remoção da oxidação, troca de borrachas, pintei o volante do variavel(essa rodinha), na mesma cor da tampa do transformador que fiz
 Processo de montagem em andamento, com cordonete do dial e o Transformador de saída posto por baixo.
 Quando se usa um TR de saída por baixo, há a possibilidade de se criar um campo de 60hz, um laço entre os dois transformadores...basta uma "mumunha" e pronto...zero de ruídos....não peçam, não ensino mais NINGUÉM!!!!
 Ficou charmoso, vai????
 Na caixa, pedi para as meninas não tirarem essa data de baixo. Talvez tenha sido uma intervenção ou foi a fatídica, vai saber... apenas quis o lixamento para o acabamento com o verniz PU.
 Nova Gravação no dial e novos Knobs.

 Tampa Traseira, desenhada no Corel, gravada, furada e cortada no Laser.





Eis o menino que ficou perdido por aqui e agora voltou ao dono. Segundo o rapaz que trouxe a alegria do tio foi tanta que ouviu o rádio por mais de duas horas....depois, como gosta muito do sobrinho, deu o rádio de presente para ele!!! Me emociono com essas estórias onde sou protagonista.


Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

2 comentários:

Mauricio Grossi disse...

Caramba, ficou lindo! Compensou todo o trabalho! E a história muito interessante! Parabéns!!

rsenhorini disse...

Historia bacana, aprendendo muito. Obrigado..