quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Maço de Cigarro que é Rádio?

Aparelho: Electra Rádio
Assistente: Lilly
Tempo: 22 dias

Oi Amigos;

Esse ano de 2015 me trouxe um amigo. Que mesmo à distância se tornou um irmão....
Mesmos gostos por antiguidades bem restauradas, mesmo gosto para videos e imagens via Whats...kkkk
Ézio Gomes. Esse é mais um que goza do privilégio de entrar na Officina pela porta da cozinha e tomar a cerveja da geladeira.
Ele comprou um lote de rádios em um leilão que, ao chegar, meus cabelos ficaram em pé....tá, tudo bem, já não tenho mais tanto cabelo assim, mas ficaram...kkkk
 Rádios de uma unica pilha eram produzidos pela Electra. Se você vai comprar um Sharpinho de uma pilha, o FDP é Electra, se vc vai comprar um Pernalonga, é Electra...se for Mickey, é Electra. Eles desenvolveram a técnica de polarização em baixo consumo....foram os melhores nos anos 70 mas morreram na praia....não achei um só dístere sobre eles nos anos 80, ou seja, sobreviveram aos anos militares, enfiados na Zona Franca de Manaus(que foi o enterro da Industria Eletrônica Brasileira), mas sumiram junto ao projeto SUDAM.
Esse rádio do amigo Ézio veio de lá e ficou parado por anos...analisando o conjunto da obra, acho que todos tinham defeitos...kkkk































Esse rádio foi relativamente fácil. Substituir todos os capacitores, o transistor de rf e....e aí fod**.....acabou tudo....kkkkk. variavel entrou em curto, potenciometro não aguentou o repuxo do novo novo capacitor...e toda essa praga cabe na palma da mão...
Havia uma "mumunha" que aprendi em Antenna...o pepino da rede de realimentação de audio...isso, eu aprendi em 2003, ano do falecimento do meu Ídolo e Irmão - Itamar Alves de Oliveira. Nessa época, aos 23 anos, minha memória era uma esponja....

Bom, resolvi....enfiei o menino na caixinha e.......ele parava....havia uma micro-trinca na placa que foi a causa da queda de umas 5 duzias de cabelos...ao lado da bobina de FI, entre o diodo e o capacitor do filtro PI..... ei, Zé da Cópia, vc nem sabe o que é isso, não é isso??? Se eu formar o museu te convido para aprender mais esse detalhe técnico...enquanto isso, vai copiando, achando que está fazendo um GRANDE negócio...kkkkk

Dúvida que um rádio de 1 única pilha funciona bem??? Aqui, ou funciona ou funciona....fiz esse video na casa de uma moça que deixou de ser minha amiga por bobagem, mas lá, o sinal de rádio era ótimo.

video



Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

2 comentários:

Mauricio Grossi disse...

Tudo muito pequeno e apertado!! Deve ter dado um trabalhão... Acho que compensou, ficou bacana!

Ezio Gomes disse...

Eu sabia que VC conseguiria. Nunca duvidei. Parabéns amigo!