quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Rádio PRA-7 - um desafio e tanto

Rádio: PRA - 7
Fabricante Original: Telespark
Ano aprox: 1967
Fabricante atual: Officina do Rádio Antigo

Olá Amigos;

No começo de Julho, quando a Lilly ainda fazia e me servia chá quente todas as tardes, eu recebi a visita de dois diretores do Sistema Clube de Comunicação e mais o Diretor Artístico de todo o Sistema, Juliano Pizzani. A proposta foi formar uma parceria entre o Sistema Clube de Comunicação e esse modesto Restaurador para uma Exposição no Shopping Iguatemy(até então, único na cidade).

Eu, desde 2004, tinha prometido que não mais iria fazer ou participar de Exposições de Rádios com meus "meninos". Aqui temos segurança particular, alarme, monitoramento e, nem assim, durmo bem longe dos rádios....rsrsrs.

A Exposição serviria para "Promover" a Rádio, o Shopping e a minha iniciativa de Criar um Museu, pois não aguento mais Restaurações grandes e alguns tipos de clientes chatos... tem alguns tipos que pensam que aqui é uma Quitanda e tenho de estar todos os dias das 8 as 18 esperando pela vontade deles, incluindo, sábado, domingo, feriado, dia santo ou dia internacional da sogra!!! Tem um que, não me encontrando naqueles dias em que não quero ver ninguém, vai até minha casa, casa da minha sogra....ah!!!! eu não preciso desse tipo de mala nas minhas "bolas"!!! e vocês não imaginam as coisas que já ouvi por eu só atender com agendamento.

Vou contar um causo breve: Quando estou dando treinamento para alguma Assistente, como foi o caso esta semana que antecede o ano novo, eu a estava ensinando sobre quantidade e proporção da resina que desenvolvi para penetrar na madeira, dar tempo de cura, qual era o catalizador e a proporção....pois bem, tocou a campainha umas 100X, o Telefone outras 200X, meu celular e mais o Whats-Zap perturbando com um cliente que está em férias e queria saber como andavam as coisas por aqui...na Campainha foi desde medidor de energia, carteiro, padeiro, leiteiro, pedintes, crianças, juízes, promotores, 5 times de futebol....(claro, estou exagerando), mas teve uma hora que deixei de atender tudo senão EU ia esquecer o que estava tentando ensinar!!!!

Não nego atender, dar atenção, tem clientes que estou em falta com informações há meses, mas quando estou aqui, não estou jogando Chincha, nem jogando conversa fora... ESTOU TRABALHANDO PRA VALER e dias de sessão de pintura, pode vir o Papa com o Papa-Rádio que não vou atender se não tiver agendado horário.

Quando agendado, já cheguei a vir para a Officina às 3:00 da manhã por causa do horário de vôo de um cliente e, numa boa....eu sei como são os imprevistos e também não ligo em trabalhar de domingo à domingo, mas entendam que tenho familia, vida social e não sou homem-rádio, ok? Se ligou e não me achou, mande um Whats ou um e-mail e, espere....pronto...sem estresse, ok????

Vamos em frente....a Exposição foi um enorme sucesso, como vocês verão nas fotos acima. Foi ótima para a Rádio e para o Shopping, para mim foi péssimo, com os piores resultados possíveis. Das duas moças que iam me ajudar só a minha amiga Débora pode ir em alguns dias e alguns horários...a outra moça contratada, ficou um dia só e eu precisei me virar nos 30, dando expediente e atenção no Shopping durante o dia e ralando na Officina de madrugada...reduzi de 4 para 2 hs de sono apenas...mas tudo bem...foi só um mês assim....kkkk(não ganhei um café com a Exposição), por isso, Exposições não remuneradas, apenas por tapinhas nas costas, NUNCA MAIS!!!!

Mas o que foi legal foi que surgiu um desafio de um bate papo com o Juliano diretor artístico da Clube. Ele me mostrou as fotos da Exposição que fizeram nos 90 anos da Rádio em Ribeirão Preto e, durante o papo, Don Juliano I me mostrou uma foto que despertou minha curiosidade...na vitrine um Rádio sem Dial, de frequência fixa, com o nome PRA-7, esse da foto abaixo:


Vi que era um Telespark(está escrito na frente) e perguntei: Porque você não comprou??? E Ele me disse - Tentei!!! O Dono não vende por $$$ nenhum....aí veio a minha ideia de Jerico: Topa que eu faça uma réplica idêntica ao original, somente pela foto??? 
Ele me olhou espantado, como quem vê um Professor Pardal pela primeira vez e, sem pestanejar estendeu o a mão e disse: - TOPO!!!!! E aí, o véio aqui dançou!!! kkkk

Primeira coisa a fazer foi encontrar ou tentar encontrar o modelo que era produzido "em escala", ou seja, sem que fosse de frequência fixa... o modelo era o "Riospark", busquei fotos, modelos, desenhos, escalas e nada!!! Então o negócio foi apelar para as Placas, já que os Universitários não sabem nada de rádios antigos....fui pro grupo do Face e perguntei quem tinha um menino desses...e a resposta não tardou. O Amigo  Dirson Volmir Willig, colecionador de rádios que me mandou as fotos e medidas do dial...aí foi mais fácil...mas como sou chato, muito chato, decidi fazer a "coisa" direito. Ao invés de usar chapa compensada ou mdf(Deus me livre), usei Peróba Rosa...kkkk achei uma foto de um rádio de frente e, isso, ajudou muito:

Então, Taca-lhe Pau, mestre Indalécio:



Para um teste cooper, fiz esse rádio-Luminoso para ser usado na Exposição. Frequencia variável e integrado TDA7000... ficou legal, gostei...ficou por aqui....

Voltando ao PRA-7



A tampa traseira me incomodou por ser muito pelada....nesse tempo, achei um rádio inteiro no ML, o Riospark...o dono não teve dó, pisou no pescoço e, num rádio que pelo estado não valeria R$150,00 mandou os dois pés no peito em R$280,00....fiquei numa curiosidade danada em saber se eu estava certo que não resisti...comprei...

Vejam a Comparação:


Ficou tudo 100% igual e fiz à olho....kkkkk

Vamos mostrar acabadinho? Como agora eu tinha a tampa traseira para copiar, pude fazer o que mais gosto - CRIAR - E, como diz a música, e lá vou eu!!!






 A diferença desse, para o projeto original é que este tem as duas frequencias do Sistema Clube fixas. Em AM 660 Khz e FM 100,5 Mhz, enquanto o original tinha somente o AM.

 Aí está o dono do Rádio, Don Juliano Pizzani I...vou montar um para minha coleção, nos mesmos moldes...aliás, a caixa está pronta, também em peróba-rosa e usarei o mesmo verniz...


Depois de uma volta por Ribeirão, uma visita à duas lojas, o negócio foi Chopp, menos para o amigo Flaudemir, Motorista da rodada....kkkk...

Como dizia o meu saudoso Sgto. Costa no tiro de Guerra: Missão dada é missão cumprida, soldado!!!! 

Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

2 comentários:

Jose disse...

Gostei muito genial sera que EU posso pedir um tamben

Mauricio Grossi disse...

Que história legal! Compensou todo o trabalho, parabéns!!